Análise do vídeo: bmw vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ARIZIO RIBEIRO DOS SANTOS















ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO

















Goiânia
2012

arizio ribeiro dos santos

















ANÁLISE DO VÍDEO: BMW VERMELHO








Trabalho apresentado ao CursoGraduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Trabalho Interdisciplinar.


Orientador: Prof. Maria Angela Santini, Paulo Aragão, Marco Rossi e Sergio de Goes Barboza.








Goiânia

2012


Introdução

A desigualdade social é elemento cada vez mais presente no cotidiano das grandes cidadesbrasileiras. Este fenômeno tem se caracterizado como marca dos grandes centros urbanos, que são capazes de congregar, em uma mesma localidade, diferentes grupos sociais com interesses econômicos, políticos e sociais antagônicos. Os problemas que os centros urbanos enfrentam, alcançam dimensões cada vez maiores, principalmente nas periferias.
O vídeo é claro e relata impactos causados pela recém-chegada deuma BMW vermelha, em uma comunidade carente, onde membros da família premiada não sabem o que fazer e como lhe dar com aquele presente, para eles o presente não ajudou em nada.
Neste processo, o mundo material (BMW) para essa família não é valorizado, para eles o presente que eles ganharam tornou-se apenas uma mercadoria de alienado e estranhado dos meios e do produto recebido peloscondicionantes materiais e sociais do capital, o que desqualifica o entendimento de que o próprio presente é o produtor e reprodutor das condições objetivas para a concentração de riqueza, mas que não ajudou a sanar nenhuma das dificuldades financeiras e ou outros demais problemas que a família enfrentava naquele momento, ao contrário trouxe outros como: ter que arrecadar dinheiro da comunidadepara colocar combustível na BMW, não ter local para guardar o veiculo tanto que danificou com o passar dos anos exposto ao sol e a chuva.
Num contexto onde as diferentes reivindicatórias da comunidade cedem espaço para ações solidárias da família humilde, como para proteger a própria família e pessoas da vizinhança da chuva, o veiculo transformou-se em local de descontração para aspessoas e crianças da comunidade em geral.
Apesar de terem sido comtemplados com este presente de grego, elas tiveram seu espaço principal, estes indivíduos eram seres humanos como outros quaisquer, com inúmeras necessidades, próprias da região de acelerado desenvolvimento físico, psíquico, moral, intelectual, interacional, afetivo, entre outros. Raramente o espaço que ocupam nasociedade, traz subsídios adequados para o enfrentamento, com um mínimo de sucesso, desta etapa da vida em direção à construção do indivíduo pleno e cidadão. E foi o que aconteceu tudo acabou e elas não tiveram a oportunidade de usufruir do presente.
Porém, em nossa sociedade temos a necessidade urgente de intervenções direcionadas diretamente às consequências da ineficáciapolítico-social da estrutura de nosso país, sendo as políticas de atenção às pessoas que moram nos grandes centros urbanos e periféricos, há uma necessidade no intuito de amenizar esta realidade, representando outra possibilidade de vida para estes sujeitos que vivenciam este fato.
No caso da BMW vermelho não houve uma iniciativa de enfrentamento da problemática e o que poderia ser feito por partedo Serviço Social da comunidade já que o compromisso do Serviço Social é sempre garantir e verificar alternativas para viabilizar os direitos das pessoas. Acolher uma determinação institucional no caso de conferir se havia algum direito por parte daquela família. Pois esse é um dever ético, de todo cidadão, e colocar em pratica. No entanto, quando não há cumprimento de direito (já que foi...
tracking img