Análise do texto - dinâmica da transferência( cáp. 1 e 2)

1 Parágrafo

1- Assunto

Introdução ao estudo da Dinâmica da Transferência (1912)

2- Argumentação

Freud cita que trará considerações sobre a transferência no tratamentopsicanalítico.

3- Movimento

Inicialmente Freud cita o autor Wilhelm Stekel - ele indica que Stekel apresentou o assunto de maneira descritiva; em seguida, ele informa que farácontribuições de modo a explicar como a transferência surge e qual o seu papel no tratamento psicanalítico.

4- Interpretação

Freud afirma que a transferência é necessariamente ocasionada durante otratamento psicanalítico, mas como ocorre esse processo? E porque o processo psicanalítico gera esse movimento na psique do paciente?

2. Parágrafo

1- Assunto

A criação e arepetição de clichês estereotípicos no curso da vida erótica.

2- Argumentação

Freud explica que o indivíduo cria clichês estereotípicos a partir de uma combinação da disposição inata e dasinfluências ambientais. Tais clichês são repetidos por toda a vida, podendo eventualmente sofrer modificações. Ele cita que nem todos os impulsos libidinais se desenvolvem igualmente (entende-se queaqueles que estão desenvolvidos são acessíveis à consciência). Aquilo que está tanto no consciente como no inconsciente, atua na formação da atitude ao aproximar-se de uma nova pessoa.

3- MovimentoInicialmente, ele cita que cada indivíduo tem uma maneira de conduzir-se na sua vida erótica, que é a geração de seus clichês estereotípicos; isso é repetido na medida em que ascircunstâncias o permitam e que, entretanto, é capaz de sofrer alterações pelas experiências. Em seguida, afirma que suas observações demonstram que apenas uma parte desses impulsos se desenvolve completamente peloaparelho psíquico e faz parte da personalidade consciente, a outra parte permanece afastada do consciente em fantasias ou ainda, não é manifestada.

4- Interpretação

Entendemos...