Análise do tesouro direto titulo ntnbprincipal

Páginas: 15 (3700 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
1. Introdução
A dívida de um país tende a ser transformada em títulos (papéis com retorno baseado em juros) para refinanciar os gastos do governo. Existem dois tipos de títulos, os pré-fixados que são comprados a juros fixos e apresentam ao investidor maior segurança uma vez que o investidor sabe o quanto seu investimento irá render e qual o período para resgate, e os pós-fixados que variamconforme negociações que envolvem o mercado financeiro e os juros mudam diariamente. No Brasil esses títulos são comercializados no Tesouro Direto e podem ser encontrados como LTN, LTF, NTNB, NTNB-Principal, entre outros.
Os títulos do Tesouro Direto são formas seguras de investimento, pois tem um índice de risco menor do que outras formas de investimentos e representam uma maneira de driblaros riscos provocados pelo aumento da inflação, uma vez que o aumento dessa gera um aumento dos rendimentos oferecidos pelos títulos. Para realizar a compra desses títulos você deverá cadastrar-se no Tesouro Direto através de agentes de custódia (banco ou corretora de valores credenciados pelo Tesouro). A lista completa de agentes está no site do Tesouro Nacional.
Os custos de investimentonos títulos são: taxa de negociação de 0,10% sobre o valor da operação; taxa de custódia de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos saldos e taxa dos agentes de custódia, que pode ser cobrada livremente segundo acordos prévios com os investidores e normalmente variam entre 0% a 1% ao ano.
O presente trabalhoconsiste numa avaliação da reação dos títulos pós-fixados NTNB-Principal do Tesouro Direto a variações de taxas de juros e inflação, em cenários otimistas e pessimistas. Para tal, utiliza-se a fórmula do valor presente em função do preço do ativo, mas levando em conta o período que falta para o vencimento do título e as expectativas de inflação vindas do mercado na correção do valor futuro.Pretende-se identificar os cenários que geram rendimentos e prejuízos através do uso de fórmulas e ferramentas do Excel.
2. Metodologia
A análise dos títulos é feita com base na fórmula:

preço=valorfuturocorrigido(1+juros)dias252
Fórmula 1

A variável dias é o numero de dias que faltam para o vencimento do titulo desde a data de compra. Os juros e o valor futuro são calculados por meio dasinformações presentes no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto referentes ao titulo NTNB-Principal desde 2005 com vencimentos previstos para 2015, 2024 e 2035. A média dos últimos 12 meses dos dados referentes à taxa de compra é usada como os juros, e a média dos últimos 12 meses dos dados referentes ao preço de compra é usada como o valor futuro.
Para o calculo dovalorfuturocorrigido utiliza-se a fórmula:

valorfuturocorrigido=valorF x (1+inflação)dias30
Fórmula 2

Onde o valor F é o valor futuro e a inflação é calculada por meio da média dos dados do IPCA-15 referente a série histórica da inflação mensal dos últimos 12 meses antes da compra.
São expostos cenários otimistas e pessimistas para os três títulos por meio de tabelas do Excel, utilizando-se dasfórmulas acima. Os cenários otimistas consistem na queda dos juros e da inflação e os cenários pessimistas na queda dos juros e o aumento da taxa de inflação. Para realização de tais cenários utiliza-se as fórmulas para 10 datas distintas, iniciando o processo pela data do dia da compra e com os juros e a inflação calculados como demonstrado acima. Após a realização dos cenários para os 3 títulos, sãoexpostos os gráficos referentes aos juros e aos preços de tais títulos em cenários otimistas e pessimistas para analise da influencia desses modelos sobre o ganho do investidor.
Em seguida são expostos os mesmos cenários com dados mais realistas. Para tal, utilizam-se as formulas acima trocando os termos:

1+jurosdias252 (1+inflação)dias30
Fórmula 3...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cálculo da Rentabilidade dos Títulos Públicos ofertados no Tesouro Direto
  • Tesouro nacional
  • Tesouro direto
  • tesouro direto
  • TESOURO DIRETO
  • Tesouro direto
  • TESOURO DIRETO
  • Tesouros diretos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!