Análise do personagem principal do livro "o triste fim de policarpo quaresma", de lima barreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (257 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de um personagem principal encontrado na obra de Lima Barreto.O sonhador
Na obra “O triste fim de Policarpo Quaresma” do autor Lima Barreto, relata a história de um homemque era nacionalista e que era fascinado pela pátria. Mais conhecido como Major Quaresma, Policarpo Quaresma era funcionário público e trabalhava no Arsenal de Guerra,onde exercia a função de subsecretário.
Morava numa rua afastada de São Januário, no Rio de Janeiro, com sua irmã Adelaide. Quaresma não tinha amigos, mas,também não tinha inimigos. Era sempre pontual e chegava em casa sempre às quatro e quinze da tarde sem erro de um minuto. Um perfeito sonhador imaginava que oBrasil era desenvolvido e para alcançar a Inglaterra (grande potência da época), faltava muito pouco.
Policarpo era patriota desde moço. Quando ele tinha vinteanos, a pátria o tomou por inteiro, ele não tinha ambições por política e sim teve muitos conhecimentos sobre o Brasil, e recursos sobre remédios. Não se sabe ondenascera, sabia apenas que não nascera em São Paulo nem no Rio Grande do Sul, para Policarpo só importava que ele era brasileiro. Algo fazia ele vibrar de paixão; “não era o ouro, nem o diamante, não era a beleza nem a altura, não era o gado e nem o café...” Era apenas a bandeira estrelada do Cruzeiro que lhe fazia vibrar depaixão. Contudo, apesar do seu amor, paixão e fidelidade, pela pátria, teve um triste fim quando foi preso e condenado à morte pelo fato de expor as suas idéias.
tracking img