Análise do livro “são bernardo” de graciliano ramos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Jesus Maria José – FAJESU
Curso: Letras Português
Disciplina: Literatura brasileira – Prosa II
Professora: Vanda Pazos
Aluna: Aline Reis
Atividade: Análise do livro “SãoBernardo” de Graciliano Ramos.

São Bernardo é o segundo romance de Graciliano Ramos. É uma das obras mais expressivas do regionalismo do segundo modernismo brasileiro. Abrange o questionamentosocial e psicológico numa época que não se falava sobre esse assunto. As desigualdades do nordeste brasileiro foram inspiração para essa atitude crítica do Realismo/Naturalismo.
Osprincipais personagens da obra são: Paulo Honório, Madalena e Luís Padilha. Paulo Honório é um dos protagonistas da história. Ele é um capitalista tacanho que se tornou superior à sua classe passando detrabalhador braçal a proprietário. Para isso, ele passou por uma desumanização, assim, ele exerceu o domínio sobre os outros: matando, roubando, mentindo, trapaceando. Classifica-se como um personagemredondo. Na narrativa, Paulo tem dois objetivos na vida: o primeiro possuir São Bernardo e o segundo possuir Madalena, que deverá se transformar em um objeto seu, dando-lhe inclusive o herdeiro que elequer.
Madalena é uma professora loura e de olhos azuis, de quase trinta anos, que se recusa a ser objeto de posse de Paulo Honório. Ela é o contrário dele: de grande sensibilidade, preocupadacom as condições de vida dos trabalhadores, incapaz de assumir a condição de esposa, sente necessidade de trabalhar e de andar pela fazenda, o que a leva a rejeitar o mundo de Paulo Honório. Sendoassim, ela é a antagonista de Paulo e um personagem redondo por conta de sua complexibilidade e caráter. Madalena, mesmo depois de morta, é centro das inquietações e perguntas. Sua personagem traz aconversão a Paulo Honório. Depois de conhecê-la, ele conhece um novo mundo.
Luís Padilha é o antigo dono da fazenda de São Bernardo. É um personagem secundário que é bastante implicado pelo...
tracking img