Análise do livro ensaio sobre a lucidez

Páginas: 16 (3765 palavras) Publicado: 8 de abril de 2011
ANÁLISE DO LIVRO ENSAIO SOBRE A LUCIDEZ

Introdução
Ensaio sobre a Lucidez é o romance político de José Saramago, escrito em 2004, conta história de uma eleição que mudou a vida da capital de um país. Este romance retoma situações e personagens de outra obra do autor, Ensaio sobre a Cegueira.
Nos próximos tópicos, serão apresentados o autor e a obra para um melhor conhecimento.

Biografiado autor

José Saramago nasceu no dia 16 de Novembro de 1922, embora no registro conste como dia 18.Aos três anos se muda com os pais para Lisboa.
Fez estudos secundários, mas não pode continuar por dificuldades econômicas. Toda sua formação posterior foi conseguida através da sua própria inteligência. Assim como Machado de Assis, Saramago é auto-didata.
Seu primeiro emprego foi comoserralheiro mecânico, trabalhando mais tarde como desenhista, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor e jornalista.
Publicou o primeiro livro, um romance (“Terra do Pecado”) em 1947, aos 25 anos de idade, ficando sem publicar nada até 1966. Em 1972 e 1973, trabalhou na redação do jornal “Diário de Lisboa”, como colunista político. Em 1976 passa a viver somente como escritor. Em1992, juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães , Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, cria a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).
Em 1979, ganha o Prêmio da Associação de críticos Portugueses por “A Noite”, porém sua maior honra como escritor foi ganhar o Prêmio Camões, o maior prêmio entregue a escritores de Língua Portuguesa, em 1995. Sua consagraçãointernacional veio com o Prêmio Nobel de Literatura, o “Oscar” da literatura mundial, em 1998.

Recursos Linguísticos

Saramago, em sua obra, utiliza como recursos estilísticos diversas figuras de linguagem; como por exemplo a sinestesia ( "húmida missão" ), metonímia ( "nunca viria a ser parte num sorriso como aquele" ), metáfora ( "chicotadas do vento" ), hipérbole ( "faz um barulho de trinta mildemônios" ), interrogação retórica, entre outras mais.
A construção de seus discursos, seus longos parágrafos de escassa pontuação gráfica, que dificultam a percepção de diálogos entre personagens, confundindo e cansando o leitor por estar sempre retomando o início da frase; somados à época na qual constrói e expressa seu pensamento, que fora influenciado pela mesma; fazem com que seu estiloliterário seja extremamente singular; individual, inconfundível. Sendo assim, classificado como um texto Modernista, Realista, Contemporâneo, Romântico; mas acima de tudo, Saramaguiano.
Saramago pode ser considerado um escritor realista por contar a realidade, porém ele é um escritor contemporâneo ou pós-moderno.
"Ensaio sobre a lucidez" é um romance, construído em forma narrativa, ou seja, oacontecimento dos fatos ocorre em tempo cronológico; mas assim como o espaço, não é específico, fazendo alusão de que tudo o que ocorre na obra pode acontecer em qualquer lugar e em qualquer época; e também com qualquer um de nós, pois com base nessa justificativa, o autor cria seus personagens sem nome próprio. O narrador dessa história atemporal é onisciente (presente em 3ª pessoa).
O romance emquestão já estava previsto para que fosse uma polêmica desde a intenção com a qual Saramago elaborou tal obra; que consiste em questionar e criticar, seriamente, o regime democrático; a ditadura capitalista e as instituições do poder político que, hipocritamente, dizem agir em prol da democracia contra um ato que considerem que seja uma ameaça ao próprio sistema democrático. Através de "Ensaiosobre a lucidez", José Saramago nos alerta sobre a queda do poder político diante do poder financeiro que abrange todo o sistema governamental do mundo; sobre a manipulaçao da imprensa, suborno, violência; tudo o que faz parte dos bastidores da política para que se obtenha e seja prezada "a democracia" estabelecida.
Sob seu pensamento marxista, e seguindo uma linha de raciocínio imposta desde as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ensaio sobre a Cegueira
  • Ensaio sobre a lucidez
  • Ensaio sobre a lucidez
  • Ensaio sobre a lucidez
  • ensaio sobre a lucidez
  • Ensaio sobre a lucidez
  • Ensaio sobre a lucidez resumo capitulos
  • Ensaio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!