Análise do livro didático

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do livro didático

Este trabalho tem como objetivo analisar alguns livros didáticos no intuito de verificar se os mesmos trazem abordagens que coadunam com os temas estudados na disciplina Geografias do Brasil.
A princípio fora analisado o livro Geografia, espaço e vivência: a dinâmica dos espaços da globalização, 9º ano/Levon Boligian(et al).3ed. reform. São Paulo: Atual, 2009.Outros autores: Rogério Martinez, Wanessa Pires Garcia Vidal, Andressa Turcalte Alves Boligian.
Nessa primeira análise foi observado que o livro didático acima descrito traz uma abordagem sobre o processo de globalização em seus dois primeiros capítulos. No capitulo I- A revolução tecnológica e os espaço da globalização abordam as características da globalização. Como sendo o desenvolvimentotecnológico, que permite desde a criação de meios de transporte e comunicação mais rápidos e eficazes, interligando lugares muito distantes do planeta. Afirma também que o fato de as sociedades ter maior possibilidade de acesso aos meios tecnologicamente avançados, não impede o aumento das desigualdades entre os países. Analisando as características socioeconômicas que criam a dualidade entredesenvolvimento e subdesenvolvimento.
Estuda algumas características da sociedade atual: a velocidade do desenvolvimento das novas tecnologias, o aumento da produção e ampliação dos níveis de consumo, particularidades da sociedade capitalista industrial. A relação entre a intensificação da circulação de mercadorias, de informações e de pessoas, e a interdependência entre os lugares, e a profunda modificaçãocausada pela forma de produção capitalista no espaço geográfico, muitas vezes trazendo sérias implicações ambientais.
A tecnologia e a transformação do espaço também é assunto abordado no livro em análise. A criação de instrumentos e métodos de trabalho mais aperfeiçoados e eficazes, atendendo assim, as suas mais variadas necessidades. O aprimoramento das técnicas levou a humanidade a ter maiordomínio sobre a natureza, permitindo-lhe explorar mais intensamente os recursos naturais existentes no planeta.
O papel das tecnologias e a primeira Revolução Industrial, assim como o capital e o trabalho atuam nas transformações da paisagem. À medida que as fábricas expandiam suas atividades, novos elementos eram introduzidos na paisagem, como a linha férrea, a estação ferroviária, os armazéns,a própria fábrica e suas chaminés.
A especialização do trabalho também foi uma forma de produção advinda da Primeira Revolução Industrial. Com a introdução das máquinas a vapor e de novos instrumentos de trabalho nas fábricas, cada trabalhador passou a realizar uma tarefa diferente. Como conseqüência, houve um aumento na produtividade e a diminuição dos custos da produção, gerando maiores lucrosaos capitalistas.
A Segunda Revolução Industrial que é caracterizada pela introdução das linhas de montagem no processo fabril. Nessa nova maneira de produzir, cada trabalhador ganhou um ponto fixo no interior das fábricas, geralmente em frente às esteiras rolantes.
Com as inovações tecnológicas foi possível possibilitar a expansão e diversificação da produção no setor industrial e por fim, aterceira Revolução Industrial ou revolução tecnocientífica, com a automação e a robotização das linhas de produção nas indústrias, o uso da tecnologia da informática. No livro O Brasil: território e sociedade no inicio do século XXI No capitulo V- do livro- Uma reorganização produtiva do território traz aseguinte abordagem:
Graças ao progresso da ciência e da técnica e à circulação acelerada deinfomaçõees, geram-se as condições materiais e imateriais para aumentar a especialização do trabalho nos lugares. Cada ponto do território modernizado é chamado a oferecer aptidões especifícas à produção.( pág. 107).
Com essa afirmação, pode-se perceber que o livro didático em análise contempla, mesmo que timidamente o que foi abordado nos textos de Milton Santos.

No capitulo II- A dinâmica...
tracking img