Análise do filme uma mente brilhante

Análise do filme Uma Mente Brilhante

Percebe-se o comportamento de um analista em vários personagens do filme, a começar pelo personagem principal John Forber Nash que jánas primeiras cenas do filme se apresenta analisando situações cotidianas buscando uma idéia para escrever a sua tese de trabalho. Na realização de seus trabalhos, resoluçãode teoremas, John Nash a todo o momento apresenta o comportamento de um analista.
Na cena em que ele finalmente tem a sua “grande idéia”, ela surge após uma analise de umasituação simples, mostrando mais uma vez um comportamento analista. Outro personagem que apresenta o comportamento de uma analista é a esposa de John Nash, que começa a observare analisar o comportamento do marido para poder tomar uma decisão para resolver o problema do marido e que a afeta também.
Desde a descoberta da doença do marido, Aliciaadota um comportamento analista, pois o tempo todo precisa analisar se o marido demonstra em algum momento piora da doença. O médico de John é um analista que começa seudiagnóstico analisando as informações passadas por Alicia e depois analisa o próprio John.
Uma situação em que achei muito interessante a questão da análise apresentada no filme foio momento em que o próprio John analisa a sua situação e conclui a partir da sua analise que as pessoas que ele vê são alucinações, pois ele percebe que a menina que elesempre vê acompanhando o seu amigo de quarto, nunca envelhece.
Mesmo estando com a saúde mental comprometida ele consegue realizar a análise que o leva a essa percepção edepois, mais uma vez por meio de análise, consegue adotar um comportamento que solucione os seus problemas com as alucinações.

Aluna: Carla Carolina Ferreira Lima Moreda