Análise do discurso e a sala de aula: compreensão de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COSCARELLI, Carla V.,CAFIERO, Delaine. Análise do discurso e a sala de aula: compreensão de textos. Anais do II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, FALE / UFMG, CD Rom, 2002.

ANÁLISE DO DISCURSO E A SALA DE AULA: COMPREENSÃO DE TEXTOS Carla Viana Coscarelli* Delaine Cafiero** Resumo: O objetivo desta comunicação é mostrar como os estudos da Análise do Discurso podem contribuircom a sala de aula de Português. Qualquer professor pode apropriar-se de concepções e conceitos oriundos da AD e provocar mudanças significativas em sua prática, a fim de desenvolver as habilidades de compreensão de seus alunos. A partir da crítica ao tratamento dado aos textos nos livros didáticos, são apresentadas atividades que exemplificam como é possível trabalhar com leitura e compreensão numaperspectiva que contemple as condições de produção dos discursos. Quando se observam as práticas de compreensão de textos realizadas atualmente em grande parte das de aulas de Português, é possível notar a distância que ainda existe entre essas práticas e as teorias lingüísticas, principalmente em relação aos avanços teóricos já alcançados pela Análise do Discurso. São muitos os professores deEnsino Fundamental e Médio que ainda nem tiveram contato com as concepções oriundas da AD; e, mesmo aqueles que já foram iniciados, em suas escolas de formação ou em programas de capacitação, têm dificuldade de transformar em prática o que aprenderam na teoria. Uma conseqüência disso é que os livros didáticos (LDs), material no qual a maioria dos professores se apoiam, acabam por ocupar mais espaçodo que deveriam e estabelecer não só as bases teóricas como também as metodológicas do trabalho com compreensão de textos na sala de aula. O objetivo desta comunicação não é o de criticar os já tão criticados livros didáticos, isso tem sido feito em várias outras instâncias. O que pretendemos aqui é mostrar que podem ocorrer mudanças significativas nas aulas de leitura quando se consideram osestudos da Análise do Discurso. Além disso, queremos mostrar que qualquer professor pode apropriar-se de um conjunto de concepções que vão permitir uma prática mais

*

**

Doutora em Lingüística pela FALE- UFMG - Professora da Faculdade de Letras da UFMG. Doutora em Lingüística pela UNICAMP - Professora do UNI-BH e da Rede Municipal de BH.

COSCARELLI, Carla V.,CAFIERO, Delaine. Análise dodiscurso e a sala de aula: compreensão de textos. Anais do II Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, FALE / UFMG, CD Rom, 2002.

eficaz não só em relação à leitura e compreensão de textos, mas em todo trabalho com a linguagem na sala de aula. Tratamento dado aos textos no livro didático de Português Faz algum tempo que as atividades de compreensão de textos propostas pelos LDs vemsendo questionadas. Marcuschi, em 1996, já apresentava críticas que ainda hoje, mesmo depois de muitas discussões a respeito e de muitas ações1 que procuram construir uma nova forma de conceber os livros didáticos, fazem muito sentido. Segundo Marcuschi, as atividades de compreensão propostas em livros didáticos são, em geral, exercícios de copiação e não de interpretação de textos, e se prestam, namelhor das hipóteses, como exercícios de caligrafia, mas não estimulam a reflexão crítica. As questões costumam ser perguntas objetivas, bastando ao aluno copiar as respostas. Além dessas, há perguntas muito subjetivas ou genéricas, cujas respostas independem do texto lido. Por trás de atividades dessa natureza, há uma concepção de que a língua é um código, que está pronta e independe das condiçõesem que é produzida. A principal crítica que tem sido feita aos LDs reside justamente na concepção de língua e linguagem adotada explícita ou implicitamente por esses manuais. Por ser ignorado o caráter multifacetado, dinâmico e interativo da linguagem, muitas atividades, propostas nos livros como de compreensão, focalizam apenas a localização de informações e atividades de extrapolação do...
tracking img