Análise do discurso;numa perspectiva crítica na área educacional

Páginas: 9 (2043 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Análise do Discurso: Numa perspectiva crítica na área educacional
Cleonice Cerqueira da Silva*

A análise do discurso numa perspectiva crítica é um recurso relativamente novo na área educacional, e reflexo de tempos de incertezas contemporâneas. Este texto pretende contribuir para a compreensão de como esse tipode análise foi desenvolvida no campo do pensamento crítico, mostrando as implicações decorrentes das contribuições foucaultiana e pós-estruturalista, assim como das contribuições neo-marxista e crítica.

Nas últimas décadas, as pesquisas e estudos quanto ao setor da educação e à Instituição escolar se desenvolveram consideravelmente. A Escola tem sido objeto de estudo nas mais diversas áreas esob diferentes perspectivas. A discursividade em torno da educação é diversa, sendo a mesma, apontada pelos diversos fóruns de debates nacionais e internacionais, como a saída para a atual crise planetária.

Na contemporaneidade, vivemos tempos de crise; tempos de fragmentação e intermitência das vidas, das identidades e das existências; tempos em que à Escola se atribuem as culpas da crise, aomesmo tempo em que dela se espera decisiva contribuição para a resolução da mesma crise. No fundo, vivemos tempos paradoxais, nos quais a escola de tudo é culpada e da escola tudo, ou quase tudo, se exige.

Nesses tempos de incertezas, o que pretendemos abordar sobre a presente temática é a construção lingüístico-discursiva, que se inscreve, prioritariamente, em uma formação discursiva querepresenta os interesses do Estado (Brasil), ou seja, representa uma ideologia dominante.

Neste sentido, faremos um breve recorte sobre a análise do discurso na educação, nos apoiando teoricamente em Allan Luke (2000). Este autor acredita ser possível encontrar múltiplos discursos e contradições tanto entre forças conservadoras, quanto entre forças progressistas.O que nos parece fundamental reconhecer que, em um dado momento histórico especifico, há discursos dominantes que são resultantes das lutas eembates entre grupos ou classes dominantes e os grupos ou classes dominados pelo controle sobre aspectos culturais, econômicos e políticos. Entender que o discurso é toda e qualquer forma de expressão utilizada por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos, faz do mesmo, um tema cada vez mais visível em educação, e por isso, a análise do discurso passa a ser uma estratégia importante para ainterpretação dos processos educativos e do modo como eles operam e se organizam na sociedade, conclui o autor.

Discorrendo sobre o assunto, Luke (2000), nos mostra que estes tempos incertos de discursos e falas emergentes, oriundos de novas práticas culturais, novas tecnologias de informação, de transformação do trabalho e das estruturas econômicas (globalização), que vêm transformando os padrões e aspráticas de trabalho e lazer em muitas comunidades, desafiam os sociólogos, que passam a ficar atentos às profundas mudanças dos textos, da linguagem e dos discursos sociais, os quais se tornaram o centro da vida comunitária, da educação e do trabalho. Além disto, o autor nos revela que os requisitos e os parâmetros daquilo que poderia valer como trabalhos especializados, começam a alterar-se, ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do Discurso Crítica
  • Análise crítica de: o discurso do rei
  • Analise Critica do discurso
  • Análise do discurso crítica e tradução
  • Analíse critica do discurso de posse de Dilma
  • ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E LETRAMENTO CRÍTICO
  • Analíse critica do discurso de posse de Dilma
  • Marquetização na Análise Crítica do Discurso e no Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!