Análise do discurso livro resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP -UNIVERSIDADE PAULISTA

Campos Santos Rangel

Curso: Letras

Tema: Resumo do Livro Análise de Discurso

Trabalho apresentado a disciplina de análise de discurso para obtenção de nota sobre orientação .

Santos,2011

Resumo do Livro Análise de Discurso

Autora: Eni Orlandi

Avaliação:____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

____________________________________________________________

Santos, 2011

Introdução

Este resumo do livro Análise de Discurso, trata sobre o referido tema e sua importância no estudoda linguagem.

A Análise de Discurso não trata da língua, nem da gramática. Ela trata do discurso. O discurso é assim palavra em movimento, prática da linguagem: com o estudo do discurso observa- se o homem falando. Procura- se comprrender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua história.

Nesse tipo de estudo sepode conhecer melhor aquilo que faz do homem um ser especial com sua capacidade de significar e significar- se.

A Linguagem em Questão

Existem muitas maneiras de se estudar a linguagem, uma delas em particular é a Análise de Discurso. A mesma como o próprio nome indica, não trata da língua nem da gramática, embora ambas lhe interessem. A Análise trata do discurso que siginifica palavra emmovimento, prática de linguagem: com o estudo do discurso observa se o homem falando.

Procura se compreender a língua fazendo sentido, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua história. Através desse estudo pode se conhecer melhor aquilo que faz o homem um ser especia com capacidade de significar e significar se.

A primeira coisa a se observar é que a Análise de Discurso nãotrabalha com a língua enquanto um sistema abstrato, mas com a língua no mundo, com homens falando, considerando a produção de sentidos , membros de uam determinada forma de sociedade.

A linguagem está materializada na ideologia e como a ideologia se manifesta na língua. A materialidade específica do discurso é a língua, que trabalha a relação língua-discurso-ideologia.

Um Novo Terreno eEstudos Preliminares

Embora a Análise de Discurso, que toma o discurso como seu objeto próprio, tenha seu ínicio nos anos 60 do século XX, o estudo do que interessa à ela- o da língua funcionando para a produção de sentidos e que permite analisar unidades além da frase, ou seja, o texto-já se apresentara de forma não sistemática em diferentes épocas e segundo diferentes perspectivas.( página 17).Filiações Teóricas

Nos anos 60, a Análise de Discurso permanece no espaço de questões criadas pela realação de três domínios disciplinares a Linguística, o Marxismo e a Psicanálise.

A Linguística constitui se pela não transparência da linguagem , seu objeto próprio, a língua. Essa afirmação é fundamental para a Análise de Discurso, que procura mostrar que a relaçãolinguagem/pensamento/mundo não é uma relação direta. Nos estudos discursivos, não se separam forma e conteúdo.

Assim para a Análise de Discurso:

a. a língua tem sua ordem própria mas só é relativamente autônoma( distinguindo-se da Linguística, ela reintroduz a noção de sujeito e de situação na análise da linguagem);

b. a história tem seu real afetado pelo simbólico ( os fatos reclamam sentidos);

c. osujeito de linguagem é descentrado pois é afetado pelo real da língua e também não tendo o controle sobre o modo como elas o afetam. Isso redunda em dizer que o sujeito discursivo funciona pelo inconsciente e pela ideologia.

As palavras simples do nosso cotidiano já chegam até nós carregadas de sentidos que não sabemos como se constituíram e que no entanto significam em nós e para nós.
(páginas...
tracking img