Análise do discurso das lideranças garimpeiras de serra pelada-pa -brasil

Páginas: 2 (315 palavras) Publicado: 19 de março de 2011
Análise do discurso das lideranças garimpeiras de Serra Pelada

Tomando por base a Análise do Discurso que surge na década de sessenta na tentativa de compreender o que foi dito e procurandotrabalhar como arquivo textual, isto é, reunindo um conjunto de documentos pertinentes à questão a ser estudada, entrelaçando os textos com o momento político-histórico e social paracompreender o enunciado na sua estrutura e singularidade, procurando determinar suas condições de produção e existência, é que elaborei esse trabalho de Análise do Discurso das Lideranças Garimpeiras deSerra Pelada.
Surge em 1984 a Cooperativa dos garimpeiros, com o objetivo de defender a causa garimpeira, onde representantes escolhidos pelos próprios garimpeiros atuariam em prol doandamento de suas questões.No entanto, o que se tem constatado é que quase nada se resolveu no decorrer desses vinte anos de luta, seja por falta de interesse do Governo Federal ou Estadual, seja porinteresses próprios das Lideranças Garimpeiras.O tempo brilhante do ouro no sudeste do Pará foi marcado por um fluxo com centenas de pessoas de todas as partes em busca de um futuro rico epromissor que aos seus olhares tristonhos parecia ser a único soluto dado por Deus. Todos os dias chegavam mais e mais pessoas ao tão falado garimpo de Serra Pelada. A maioria vinha da regiãonordeste, motivados pelo noticiário sobre a explosão do ouro, que noticiava que pessoas “bamburravam ” do dia para a noite, o que as fazia ficar empolgadas para trabalhar no tal garimpo.A corridapelo ouro teve como pano de fundo a crise social que o país estava enfrentando na década de 70, gente de todo o país vinha para o estado do Pará em busca de enriquecimento. O governo, então,admitiu que os homens trabalhassem na extração de ouro.
(Trabalho de Conclusão de Licenciatura em Letras-desenvolvido na UFPA-Universidade Federal do Pará) Orientado pelo professor Claúdio Fonseca.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SERRA PELADA
  • Serra pelada
  • Serra pelada
  • Serra Pelada
  • serra pelada
  • Serra Pelada
  • Serra pelada
  • Serra Pelada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!