Análise do conto o caso da vara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO ...

COMPONENTES DO GRUPO
TURMA

O CASO DA VARA

Cidade
ano

COMPONENTES DO GRUPO

O CASO DA VARA

Trabalho apresentado à disciplina de ..... , sob orientação do Prof. ....., como requisito parcial para obtenção de nota do ... bimestre.

Cidade
ano

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................... 4
2. ANÁLISE DO CONTO O CASO DA VARA ................................................... 5
2.1 Estrutura narrativa ................................................................................. 5
2.2 Análise crítica ........................................................................................... 7
3. CONCLUSÃO........................................................................................................ 8
4. REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 9

1. INTRODUÇÃO
O caso da vara é um dos contos mais famosos de Machado de Assis, publicado inicialmente na Gazeta de Notícias, no ano de 1891, e republicado no livro Páginas Recolhidas.
O presente estudo temcomo objetivo analisar o conto O caso da vara. Pretende-se identificar os elementos da narrativa, apontar as partes importantes do conto, o que o autor quis demonstrar ao leitor do texto e o que o conto revela sobre o comportamento humano.

2. ANÁLISE DO CONTO O CASO DA VARA

2.1 Estrutura
Bibliografia
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta,novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839.
Publicou seu primeiro poema intitulado “Ela”, na revista Marmota Fluminense. Trabalhou como colaborador de algumas revistas e jornais do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de letras e seu primeiro presidente.
Machado de Assis também escreveu contos, tais como: Missa do Galo, OEspelho, O Alienista, O Enfermeiro, etc. Escreveu também diversos poemas, crônicas sobre o cotidiano, peças teatrais, criticas literais e teatrais.
Machado de Assis morreu de câncer, em sua cidade natal, no ano de 1908.
Resumo do enredo
Machado de Assis conta a história de um rapaz chamado Damião que tinha sido internado em um seminário pelo pai, e então ele percebendo que não tinha nenhumavocação para padre, acabou fugindo do estabelecimento. Não sabendo para onde ir, pois não poderia voltar para casa, pois o seu pai com certeza o levaria de volta, procurou a casa de Sinhá Rita, uma conhecida da família. Sinhá Rita vivia de ensinar meninas a fazer bordados e rendas. Ela tinha uma vara usada especialmente para castigar aquelas que não conseguissem produzir o exigido durante o dia.
Commuita insistência Damião consegue fazer com que Sinhá Rita o ajude. Já com um pouco menos de desespero Damião conta algumas histórias engraçadas e isto atrapalhou na tarefa de Lucrecia, uma das negrinhas. Damião vendo que Sinhá Rita a punia mostrando-lhe a vara, tinha jurado a consigo mesmo que iria defendê-la caso ela não conseguisse alcançar a tarefa.
No final do dia Lucrecia foi à única que nãohavia terminado a tarefa, então Sinhá Rita como sempre agia nestes casos, segurou a negrinha fortemente para lhe bater, porém nesta hora não achava a vara, quando a viu ela estava perto do Damião. A Lucrecia chorava e implorava para não apanha, mas Sinhá Rita estava irredutível e pediu para o Damião que lhe passasse a vara. Ao invés dele interferir em defesa da menina como já havia jurado a simesmo, dizer algo em sua defesa, simplesmente pegou a vara e a entregou para Sinhá Rita.
Personagens
Damião: É o personagem principal. Ele vem de uma família tradicional que é contra as decisões do mesmo. É um homem medroso e covarde.
João Carneiro: Padrinho de Damião é um homem de gênio fraco e que não gostava de fazer as coisas do dia-a-dia.
Sinhá Rita: Viúva de quarenta anos, que aparente...
tracking img