Análise do Conto:
«Fronteira»

Miguel Torga



[pic]

[pic]







Docente: Magda Esteves




Acção:


Acção principal – relata a luta de Fronteira pela sobrevivência, a asua composição é aberta porque o destino dos habitantes de Fronteira não é conhecido, mas pressupõe-se que continuem a sua luta contínua e diária para sobreviver através do contrabando ou tentadodefender a justiça, pois, o narrador diz-nos que esta luta sempre existiu (“Desde que o mundo é mundo...”) e que não terminará tão cedo (“…Fronteira e o seu destino.”).
A história de Robalo e Isabel,acaba por confirmar isto, pois Robalo deixa a profissão de guarda para se tornar contrabandista.
Acção secundária - fala-nos do amor de Isabel e Robalo e é fechada, pois conhece-se o destino dos doisamantes. Eles ficam juntos, após uma série de imprevistos e obstáculos. Esta acção está encaixada na acção principal através de uma analepse (“Desses saltos do quotidiano de Fronteira, o pior foi o quese deu com a vinda do Robalo.”).


Organização da sequência narrativa:


Encaixe - Em primeiro lugar começa a ser narrada a história de fronteira, passando mais tarde para a história deRobalo e depois do romance do mesmo com Isabel, retornando, mais tarde a história de Fronteira, comprovando que o destino daquela terra era “infalível”.
Espaço


Espaço exterior - é onde a acçãoda narrativa se desenrola é constituído na maioria pela Fronteira (“Pequenina, de casas iguais e rudimentares, escondida do mundo nas dobras angustiadas e ossudas de uma capucha de granito”.).Contudo, algumas cenas passaram-se no ribeiro (“E, quando os passos se molharam… à margem (…)”).

Espaço psicológico - há a destacar os momentos que dão conta da vivência interior de Robalo, referidosatravés de discurso indirecto livre, onde o narrador revela os pensamentos, emoções e sonhos da personagem (“Pena a Isabel ter-lhe saído contrabandista… tê-la encontrado numa terra daquelas…senão,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 06). Análise do conto a fronteira de miguel torga. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-a-Fronteira-De/271487.html

MLA

"Análise do conto a fronteira de miguel torga" TrabalhosFeitos.com. 06 2012. 2012. 06 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-a-Fronteira-De/271487.html>.

MLA 7

"Análise do conto a fronteira de miguel torga." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2012. Web. 06 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-a-Fronteira-De/271487.html>.

CHICAGO

"Análise do conto a fronteira de miguel torga." TrabalhosFeitos.com. 06, 2012. Acessado 06, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-a-Fronteira-De/271487.html.