MEU COMPANHEIRO
Autoria: Ana Jéssica, Caroline Aguiar, João Paulo e Juliana Lima.

"conto sempre será tudo aquilo que seu
autor batizar com o nome de conto.”
Mário de Andrade

RESUMOCarlos Drummond de Andrade, em Meu Companheiro, narra a história entre um homem e o seu cão, em que o personagem relembra os tempos em que estava sempre acompanhado de seu cachorro, do qual tornara amigo.O conto mantém uma estrutura essencialmente objetiva, não deixando de ser notável um toque de ironia relacionado a certos aspectos, expondo traços do socialismo.

PALAVRAS-CHAVE
Literatura, Conto,Meu Companheiro, Carlos Drummond de Andrade, Análise Textual.

INTRODUÇÃO
O conto “Meu Companheiro”, de Carlos Drummond de Andrade, está incluso no livro Contos de Aprendiz, publicadooriginalmente em 1951. Ao analisar o conto, é possível encontrar traços de subjetividade e críticas sociais, o que é uma característica marcante do autor. Diferentemente da maioria dos contos, que são narrados em3ª pessoa, o narrador deste é autodiegético, protagonizando o conto.
Motinha, o protagonista, fez de Pirolito, o cachorro, seu confidente, seu amigo e seu conselheiro. No conto, ele nos mostra deperto o convívio, do começo ao fim, com o seu companheiro.

VIDA E OBRA DO AUTOR
Carlos Drummond de Andrade nasceu em 31 de outubro de 1902, em Itabira – MG. Veio de uma família de fazendeiros nãomuito bem sucedidos, estudou na cidade de Belo Horizonte e também com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo – RJ, de onde foi expulso, aos 17 anos, por "insubordinação mental" porque sedesentendeu com seu professor de português; era conhecido como “general” pelo seu jeito altivo. Começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que juntava os adeptos locais doincipiente movimento modernista mineiro.
Pela insistência de sua família, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar de breve, foi importante... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Análise do Conto Meu Companheiro. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-Meu-Companheiro/48330528.html

MLA

"Análise do Conto Meu Companheiro" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-Meu-Companheiro/48330528.html>.

MLA 7

"Análise do Conto Meu Companheiro." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-Meu-Companheiro/48330528.html>.

CHICAGO

"Análise do Conto Meu Companheiro." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Do-Conto-Meu-Companheiro/48330528.html.