Análise do aproveitamento de ações em saúde nos grupos de idosos.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do aproveitamento de ações em saúde nos grupos de idosos.



Introdução:

Garantir atenção integral à Saúde da população idosa, enfatizando o envelhecimento saudável e ativo efortalecendo o protagonismo das pessoas idosas no Brasil. Esse é o principal objetivo da Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso, estabelecida pela Portaria nº 2.528, de 19 de outubro de 2006, que temcomo diretrizes; a promoção do envelhecimento ativo e saudável, manutenção e reabilitação da capacidade funcional e o apoio ao desenvolvimento de cuidados informais.

No Brasil, o direito universal eintegral à saúde foi conquistado pela sociedade na Constituição de 1988 e reafirmado com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das Leis Orgânicas da Saúde (8080/90 e 8142/90). Aspolíticas públicas de saúde têm o objetivo de assegurar atenção a toda população, por meio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, garantindo integralidade da atenção, indo ao encontro dasdiferentes realidades e necessidades de saúde da população e dos indivíduos.

Promover o envelhecimento ativo e saudável significa  prevenir a perda de capacidade funcional da população idosa através dapreservação da sua independência física e psíquica, bem como garantir o acesso a instrumentos diagnósticos adequados, a medicação e a reabilitação funcional.





Metodologia:

Forampesquisados 5 grupos de idosos de diferentes postos de saúde do município de Sobral-CE, com o total de 109 idosos sendo; 102 mulheres e 7 homens, com idade a partir de 66 anos, destes, 5 sujeitos foramexcluídos por se recusarem a responder ou por incapacidade de expressarem opiniões. O critério de avaliação foi feito por um questionário padronizado e testado, contendo 20 questões relevantes as atividadesfísicas e educacionais realizadas nos postos de saúdes, abordando aspectos físicos, sociais, psicológicos e ambientais. Este questionário abordava perguntas simples e objetivas. As informações...
tracking img