Análise do ambiente empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DENISE RODRIGUES REZENDE

ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESARIAL

Porto Nacional To
2011

DENISE RODRIGUES REZENDE

ANÁLISE DO AMBIENTE EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar

Porto NacionalTO

2011

INTRODUÇÃO

Atualmente as transformações do mundo globalizado e a velocidade das inovações têm marcado a sociedade por inúmeras descontinuidades e incertezas que desencadeiam alto nível de competitividade no âmbito empresarial. Sobreviver em mercados competitivos requer dos administradores estratégias e capacidade de antecipar estados futuros do ambiente emque a empresa atua ou pretende atuar e, ao mesmo tempo, possuir a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da organização. Para identificar as oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, é extremamente importante e possibilitará às organizações conhecer as forças que ascercam, para poder, após análise detalhada dessas forças, escolher efetivamente a sua estratégia competitiva. O ambiente externo vem fazendo pressão sobre as empresas, alterando assim sua maneira de operá no mercado, fazendo com que o administrador adquira ferramentas para a sobrevivência da organização. Novas leis são criadas e outras vem sofrendo alterações para que haja uma melhoria no campoempresarial, como é o caso do Código Civil, que traz uma nova definição de empresário e dos que podem ser considerados capazes e incapazes perante a lei.

DESENVOLVIMENTO

Sobreviver em meio ao mercado competitivo tem requerido que os administradores usem estratégias e sejam capazes de antecipar estados futuros do ambiente em que a empresa atua ou pretende atuar, eao mesmo tempo, a sensibilidade para avaliar o comportamento de múltiplas variáveis que compõem a realidade interna e externa da própria organização.
Observar o ambiente, identificando oportunidades e ameaças, pontos fortes e fracos, os clientes, fornecedores, concorrentes e produtos, possibilitará que as organizações conheçam o meio onde atuam para poder escolher suas estratégias competitivas.Analisar o ambiente interno e externo é muito importante para a tomada de decisões, pois as informações colhidas trarão dados concretos e confiáveis para a elaboração dos planejamentos, metas e objetivos.
Diversos fatores externos à organização podem afetar o desenvolvimento da mesma. As mudanças no ambiente externo podem apresentar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do planoestratégico de qualquer organização. Quando se faz uma análise do ambiente externo tem que se levar em consideração os fatores macroambientais, que são as questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, etc, e as microambientais, que são os beneficiários, suas famílias, os parceiros, pois mudanças que estão fora do controle da organização podem afetá-la positivamente ou negativamente.
Umaorganização que percebe que o ambiente externo está mudando tem que ter agilidade para se adaptar a esta mudança, pois aproveitará melhor as oportunidades e não sofrerá as conseqüências desta mudança.
Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorado sempre. É importante fazer uma relação de quais são as mudanças que devem ser acompanhadas, como porexemplos: a satisfação do público com o atendimento, dedicação dos funcionários, flexibilidade da organização, etc. uma organização necessita de uma equipe organizada e consciente dos objetivos e metas para o crescimento e a busca de resultados.
Quando se fala em ambiente interno deve-se observar também algumas ferramentas para melhorar as informações, diminuir erros, a interação do grupo, a...
tracking img