Análise de uma erosão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL

TAYLANE LOPES DA SILVA

ANÁLISE de uma Erosão

ÁGUA BOA – MT
2010

TAYLANE LOPES DA SILVA

ANÁLISE de uma Erosão

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental
Orientador: Prof. LucianaRodrigues Cardoso Trigueiro

Água Boa MT
2010

INTRODUÇÃO

Nas áreas urbanas, os prejuízos decorrentes dos processos erosivos, são incalculáveis, pelo caráter catastrófico inerente as áreas envolvidas, colocando em risco moradias e equipamentos de infra-estrutura e aos insucessos das obras de contenção.
Para os processos erosivos lineares urbanos, devem ser estabelecidos mecanismosinstitucionais na lei de parcelamento do solo, obrigatoriedade de obras de controle de erosão, como obras de infra-estrutura dos loteamentos.
Um plano de controle de erosão não deve ser abordado de forma isolada, mas como um conjunto de medidas para a estabilização de toda a bacia de contribuição.
O estabelecimento de bases técnicas adequadas para a ocupação urbana é de fundamental importância para que ocrescimento urbano não determine novos processos erosivos. O planejamento do sistema de drenagem urbana deve ser elaborado a partir de critérios bem estabelecidos, oriundos da política de administração pública, apoiado em regulamentos adequados e que atenda as peculiaridades locais: físicas, econômicas e sociais, bem como os diversos fatores intervenientes.
Outro aspecto que merece destaque é aconservação do sistema de drenagem, tão importante quanto à implantação da obra. Também é necessária a adoção de medidas preventivas por meio de planejamento adequado para a ocupação de áreas urbanas, não se aprovando loteamento em áreas com alta suscetibilidade à erosão, sem que, nos projetos do loteamento, constem medidas de controle de erosão na forma de obras de drenagem e técnicas debioengenharia, principalmente nas ruas perpendiculares às curvas de nível e nas cabeceiras de drenagem de primeira ordem.

RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Local:

O local escolhido para a visita técnica é uma erosão, localizada na zona urbana, entre a Rua 01 e a BR158 em frente ao Terminal Rodoviario.

Cidade:

O projeto será desenvolvido na cidade de Água Boa – MT.
O município de Água Boa localiza-sena região média do Vale do Araguaia, no Centro-Oeste do país, no Estado de Mato Grosso. Água Boa é considerada a cidade Coração do Brasil.

Data da visita:

Foi visitado nos dias 28 e 29/04/2010.

Descrição da situação:

A área analisada foi escolhida, pois tem uma grande referencia ficando em frente a BR158 e ao Terminal Rodoviário. Onde se constatou uma erosão que já esta com umagrande vala formada pelas águas das chuvas.

Causas desses problemas:

As causas deste problema ambiental são que uma rua que fica bem de frente com a erosão, antes de ser asfaltada, não houve um projeto, não fizeram a utilização das chamadas curvas de nível, quando chove as águas correm com grande força levando o que tem pela frente.
REFERENCIAL TEÓRICO
O processo de degradação ambiental teminício quando a exploração de um
determinado recurso natural se torna maior do que a capacidade da natureza de repor ou reconstituir este recurso com suas características originais.
Neste contexto, torna-se necessário acompanhar o desenvolvimento local e apontar aspectos falhos no planejamento e gestão da área e dos recursos voltados a ela e oferecidos por ela, racionalizando a exploração dosbens disponíveis e direcionando a ocupação do solo para fins adequados em função de sua capacidade de exploração, na tentativa de preservar a qualidade do ambiente (Silva et al.,2003, p. 8-9).
O tempo tem mostrado que “o homem depende do solo – e, até certo ponto, bons solos dependem do homem e do uso que deles faz” (Buckman, 1968, p. 19). Muitas vezes, é o tipo de solo que determina qual a...
tracking img