Análise de um signo – anúncio de revista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista - UNIP

7a. AULA – Teoria da Comunicação III
Curso: Propaganda e Marketing
Professor: Hermes Renato Hildebrand

Objetivo da Aula:
Elaborar uma análisesemiótica de uma propaganda. Utilizar os conceitos de Fundamento, Objetos Imediato e Dinâmico e Interpretantes Imediato, Dinâmico e Final.

Base da Aula ou Texto Referência:
SIQUEIRA,Flailda B. G. (1993). Semiótica, Estética e Publicidade. Comunicarte 18: 21-40.

Modelo de Análise de um Signo – Anúncio de Revista

Elementos:

Signo: é o próprio anúncio em si.Fundamento: é alguma qualidade de sentimento. É uma sensação causa pelo signo –anúncio - que desperta nossa atenção. É uma sensação dada pelo material utilizado para confeccionar o signo e quedesperta algo em nós. É algum elemento representado que aguça o nosso desejo e nos induz a observar o objeto representado. Nós observamos as cores, a materialidade, a tinta utilizada, o formato das letrassobre o papel, a dimensionalidade do signo ou algum elemento da forma ou composição que nos faz percebê-lo, enquanto signo, no meio de uma série de imagens, textos e informações.

ObjetoImediato: é totalmente ligado ao fundamento, é a mensagem organizada de tal maneira que representa e apresenta o objeto dinâmico no signo. É a representação do signo em si, isto é, as cores, a materialidade eo tamanho do signo.

Objeto Dinâmico: é o objeto que o anúncio ou signo está no lugar. É aquilo que ele substitui. È aquilo que o signo representa.

Interpretante Imediato: é o sentido doanúncio tal como o criador quis transmitir através das estruturas e das sensações provocada pelos elementos utilizados para compor o signo – o anúncio. São as construções visuais, sonoras e textuaisque ao serem organizadas transmitem algum tipo de informação. O interpretante também está ligado ao fundamento do signo assim como o objeto imediato.

Interpretante Dinâmico: é aquilo que o...
tracking img