Análise de superfície fraturada de abridor de latas

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
Relatório Técnico:

Análise de superfície fraturada de abridor de latas por microscopia óptica e por inspeção visual -----------------------------------------------------1. Objetivo da Análise:
O objetivo do referido laudo é analisar, visualmente e por microscopia óptica, as possíveis causas da ruptura de um abridor de latas em aço inox.

2. Solicitante
Prof. Dr. Luis Rogerio de OliveiraHein

3. Descrição do problema
Foi detectada a fratura em um utensílio doméstico em aço inox, um abridor de latas. A região rompida foi aquela utilizada para abrir garrafas, como pode ser visto na Figura 1.

Figura 1 – Peça a ser analisada: Abridor de latas fraturado

4. Material analisado
Para a inspeção visual, o material de análise foi um abridor de latas em aço inoxidável que foifraturado e, para a inspeção por microscopia óptica, o material de análise foi uma amostra da região em que ocorreu a fratura embutida em baquelite (resina fenólica).

5. Procedimentos adotados na investigação 5.1 Investigação dos aspectos macroscópicos: inspeção fractográfica visual
Foram realizadas observações preliminares das superfícies externas a olho nu e com auxílio de uma câmera fotográficadigital, para se estabelecer os procedimentos de amostragem. Não foi possível obter imagens macroscópicas da superfície fraturada, pois esta era de espessura muito pequena (devido às características do objeto), o que dificultou a obtenção de suas imagens.

5.2 Investigação dos aspectos microscópicos: microscopia óptica
A preparação metalográfica, bem como a análise metalográfica foram realizadasno Laboratório de Metalografia e Análise de Imagens dos Materiais – LAIMat da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - UNESP. Para isso, as amostras foram preparadas metalograficamente, de modo a permitir um ataque químico eficiente que produza imagens nítidas e a detecção da microestrutura do aço constituinte do abridor de latas. A partir da fratura ocorrida no abridor, fez–se um corte emparalelo à superfície fraturada para realizar um posterior embutimento da amostra e assim dar início aos processos metalográficos. O corte foi realizado em uma máquina com serra rotativa, obtendo-se a amostra, e o embutimento foi realizado em embutidora metalográfica com temporizador, ambos existentes no Laboratório de Metalografia e Análise de Imagens dos Materiais – LAIMat da Faculdade de Engenhariade Guaratinguetá - UNESP. Após obter a amostra embutida em baquelite (resina fenólica), pôde-se dar início à metalografia. A amostra, devidamente embutida e limpa, foi lixada com lixas de carbeto de silício (SiC), com granulometria variando de 100, 200, 320, 400, 600 a 1000. A cada troca de lixa, a amostra foi limpa com água destilada, de modo a evitar contaminação da lixa com possíveis grãos decarbeto de silício da lixa anterior. Além disso, a face da amostra foi rotacionada num ângulo de 90° a cada troca de lixa, a fim de que todos os riscos ficassem paralelos uns aos outros, sendo visível, através de um microscópio de bancada de 50x de ampliação, a eliminação dos riscos da lixa anterior. O polimento foi realizado com suspensão de alumina 1µm, dissolvida em água destilada sobre um panode polimento próprio. A amostra era pressionada levemente contra o pano de polimento, movendo-a sempre no sentido contrário ao da rotação, para evitar inclusões de alumina na superfície. O ataque químico da amostra se deu com reagente Nital 5% durante 5 segundos, para revelação da microestrutura. Com o ataque realizado, as imagens metalográficas puderam ser obtidas no Laboratório de Análise deImagens de Materiais (LAIMat) do Departamento de Materiais e Tecnologia – FEG/UNESP, fotografadas utilizando o microscópio óptico de luz refletida Nikon Epiphot 200 usando-se luz polarizada e fonte de luz de xenônio, acoplado a um microcomputador e uma câmera Axiocam ICc 3 - ZEISS. Foram empregadas lentes objetivas planacromáticas e oculares com ampliações totais de 500x, permitindo uma completa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise Ergonômica de Abridor de Latas
  • Abridor de latas
  • ANÁLISE DA MORFOLOGIA DE SUPERFÍCIES RADICULARES
  • As Superfícies Equipotenciais e a Análise do Campo Elétrico
  • Preparação de superfícies metálicas e análise das microestruturas
  • As superfícies Equipotenciais e a Análise do Campo Elétrico
  • As Superfícies Equipotenciais e a Análise do Campo Elétrico
  • RELATÓRIO AS SUPERFÍCIES EQUIPOTENCIAIS E A ANÁLISE DE CAMPO ELÉTRICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!