Análise de requisitos para sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração

Análise de requisitos para aquisição de Sistema para Biblioteca Romances e Aventuras.

Ana Paula Schmidt Marques e Raquel Almeida de Oliveira

09 de novembro de 2010

1. Introdução

As tecnologias provocam mudanças significativas em todas as áreas do conhecimento, não sendo diferente na área da informação. As transformações econômicas e sociais, a explosãoinformacional, a competitividade, trouxeram a necessidade de rever os processos que envolvem as bibliotecas e seus serviços, como registrar, recuperar e fornecer informações.
Com cenário atual de instabilidade e incertezas exigecada vez mais organizações flexíveis e com rapidez nas tomadas de decisões, com um Sistema de Informação grande dificilmente esta empresa sobreviverá sem estarinformatizada. Outro fator importante é a interação entre as Tecnologias de informação e homem, que fazem com que o Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização.
De acordo com Wikipédia(2010), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar edistribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação. As principais vantagens que um sistema de informação apresenta são:
• Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização;
• Redução de custos operacionais e administrativos e ganhode produtividade;
• Maior integridade e veracidade da informação;
• Maior estabilidade;
• Maior segurança de acesso à informação.

2. Caracterização do tema

Um elemento fundamental das mudanças que envolveram as bibliotecas foi o surgimento do microcomputador, que interrompeu com o ritmo das bibliotecas tradicionais, com rotinas e serviços que nãoultrapassavam o espaço físico da biblioteca. A Internet também mudou suas formas de atuação, possibilitando maior
visibilidade para os serviços e produtos oferecidos aos usuários, com seus acervos disponíveis em catálogos on-line, reservas, renovações, levantamentos bibliográficos etc., inicialmente em rede de Intranet e, mais tarde, em redes nacionais e internacionais, com as bibliotecas virtuais edigitais.
As mudanças são rápidas, as tecnologias de informação estão em desenvolvimento contínuo e o profissional da informação precisa manter-se em constante atualização para saber lidar com todas essas inovações, que estão cada vez mais presentes no desempenho das atividades diárias no ambiente de trabalho. A introdução de sistemas informatizados nas bibliotecas resultou em padronização,aumento da eficiência, interligação por redes e melhores serviços.
Para cada nível organizacional existe um tipo específico de sistema de informação. No caso da Biblioteca Romances e Aventura Ltda optamos pelo Sistema de Processamento de Transações (SPT), que tratam das transações rotineiras da organização e comumente encontrados em todas as empresas.
Um SPT é um sistema que processa astransações operacionais, entende-se por transações duas partes que trocam informações resultante de alguma atividade. No caso da biblioteca pode ser cadastro de um livro, matricula de usuários, emissão de comprovantes, baixas no sistema.
Todas essas atividades geram dados que são coletados, processados, armazenados e distribuídos pelos sistemas de informação. Geram atualizações nos dados,emissão de relatórios e envio dos dados a outros sistemas. O resultado gerado por um sistema de transação resulta em documentos que formalizam a efetivação da transação (comprovantes, empréstimos, etc.), podendo também gerar relatórios acerca destas transações, para fins de avaliação, conferência ou auditoria.

Quanto a aplicações do Processamento de Transações:

• Processamento de...
tracking img