ANÁLISE DO POEMA “OS CORTEJOS” DE MÁRIO DE ANDRADE

Este poema foi publicado na obra “Paulicéia Desvairada”, primeiro livro de poemas modernista, a qual possuía como tema, a cidade de São Paulo.
Nessa obra de uma forma geral podemos perceber a liberdade estética e formal (que na verdade se transformou na marca registrada da poesia dele), verso livre e discurso fragmentado.

POEMA:
Monotonias das minhas retinas...
Quer dizer o quanto se repetem as coisas diante de seus olhos, tudo o queele vê é igual, não muda nunca.
Serpentinas de entes frementes a se desenrolar...
Quer dizer que a cidade a vista como um amontoado de cortejos, tanto carnavalescos (serpentinas) quanto fúnebres (monotonias, que ele se refere anteriormente).
Todos os sempres das minhas visões! "Bon Giorno, caro."
A mesma coisa, todos os sempres, todas as mesmas coisas que ele vê diariamente em meio a sociedade.
Horríveis as cidades!
Vaidades e mais vaidades...
Nada de asas! Nada de poesia! Nada dealegria!
Faz uma crítica á cidade monótona, e um apelo ao retorno da poesia, da compreensão, da identidade, que fora perdida em meio a tanta modernidade (lembrando que o poema foi escrito em 22, mesmo ano da SAM), portanto, diante de sua janela, o autor via bondes, postes de luz, tudo muito diferente da antiga SP...
Oh! os tumultuários das ausências!
Tumultuários das ausências, ou seja, todas essas coisas apenas formavam um vazio na sociedade, embora houvesse grande movimento pra isso
Paulicéia- a grande boca de mil dentes;
e os jorros dentre a língua trissulca
de pus e de mais pus de distinção...
Giram homens fracos, baixos, magros...
Serpentinas de entes frementes a se desenrolar...
São Paulo se revela uma boca de mil dentes, uma língua trissulca, que morde e mastiga os homens fracos, baixos, magros... Estes homens, embora sejam iguais em carne, são desiguais na grande diferença social, assim como os cortejos variam de conforme o ângulo de quem os observa (quem vê rico, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Análise de poemas de mário de andrade. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-De-Poemas-De-M%C3%A1rio-De/176561.html

MLA

"Análise de poemas de mário de andrade" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-De-Poemas-De-M%C3%A1rio-De/176561.html>.

MLA 7

"Análise de poemas de mário de andrade." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-De-Poemas-De-M%C3%A1rio-De/176561.html>.

CHICAGO

"Análise de poemas de mário de andrade." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-De-Poemas-De-M%C3%A1rio-De/176561.html.