Análise de notícias sobre pobreza

Páginas: 6 (1425 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
Análise Pobreza – Noticias

A) Falta de comida já afecta 95 mil crianças por dia 2010-06-07 CARLA SOARES "Há situações de carência de todo o tipo", explicou, ao JN. "O aumento do desemprego, este ano, faz com que haja mais pedidos", adiantou. E há "mais crianças" a receber ajuda alimentar. A propósito, Isabel Jonet destacou o crescimento do número de famílias desestruturadas, que deixaram deter dinheiro suficiente para gerir a casa e alimentar os filhos, recorrendo, por isso, aos bancos alimentares. O divórcio é um dos factores que causa pobreza, porque "o orçamento de uma casa tem de dar para duas". Os "novos pobres" Há muito que a responsável do Banco Alimentar alertou para os "novos pobres". Aqueles que têm emprego e até um salário fixo, "mas cujo rendimento não chega para cobriras despesas". Nesta categoria, incluiu trabalhadores a recebido verde, outros afectados pela precariedade e aqueles que não conseguem pagar os créditos. Ao JN, Isabel Jonet referiu, ainda, que parte significativa das crianças assistidas é proveniente de famílias de imigrantes e, até, ilegais. Quanto à marcha mundial contra a fome, que ontem decorreu, o Banco Alimentar demarcou-se, por questionar aeficácia da iniciativa no apoio às crianças subnutridas dos países mais pobres. Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1587203&page =2 Acedido a: 10/03/2011

2

B) Existem cada vez mais crianças pobres em Portugal
O alerta é dado pela Cáritas. É preciso quebrar com a “desgraça de haver cidadãos que nasçam pobres, vivam pobres e transmitam como herança apobreza”.

Há cada vez mais crianças pobres em Portugal e esta situação tende a agravar-se com a crise económica e social. Eugénio da Fonseca, presidente da Cáritas, diz que existe o sério risco destas crianças se tornarem adultos também pobres.

“Estamos a constatar que a pobreza infantil está a aumentar. São pobres porque estão em famílias com contexto de pobreza”, denuncia Eugénio da Fonseca.Em Fátima, à margem do encontro nacional "Prioridade às crianças e Jovens" promovido pela Cáritas Portuguesa, o presidente desta instituição explica que o grande problema é que a pobreza “condiciona o futuro”.

“Se não travarmos a trama da pobreza logo a partir da infância, continuaremos a viver o estigma, que vem acompanhando o nosso país, que é a chamada pobreza de longa duração ougeracional que é esta desgraça de haver cidadãos que nascam pobres, vivam pobres e transmitam como herança a pobreza” alerta Eugénio da Fonseca.

Fonte: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=92&did=139806 Acedido a: 10/03/2011

3

C) Pobreza: Sem-abrigo são homens em idade ativa, solteiros e vivem sobretudo de apoios estatais - estudo

A maioria dos sem-abrigo em Portugal são homens, emidade ativa, solteiros, com um baixo nível de escolaridade e vivem sobretudo do Rendimento Social de Inserção, indica um perfil traçado pelo Instituto da Segurança Social (ISS).

Segundo Teresa Caeiro, do Departamento de Desenvolvimento Social do ISS, trata-se de um problema “multidimensional” e “complexo” que pode ter origens estruturais (desemprego ou pobreza), institucionais ou pessoais.

Aresponsável falava hoje durante o encontro “Sem-abrigo: A minha casa é a rua”, promovido pelo Centro Distrital de Segurança Social de Faro e pela Associação “In Loco” no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social. Na abertura do encontro, Priscila Soares, da associação “In Loco”, falou no aumento das chamadas “famílias sanduíche” que, apesar de “tecnicamente” não seremconsideradas pobres, vivem actualmente com grandes dificuldades.

No distrito de Faro, mais de 90 por cento dos sem-abrigo são homens, 58 por cento têm entre 30 e 49 anos, sendo a sua fonte de rendimento os subsídios estatais (30 por cento), pensões (17 porcento) ou de arrumar carros (17 porcento). “Há pessoas que acham que são o lixo da sociedade varrido para um centro para ninguém os ver”, afirmou a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise sobre notícias do PAPA
  • Análise sobre notícias
  • Análise de notícias sobre micro e macro economia
  • Uma análise crítica sobre o documentário “Notícias de Uma Guerra Particular”
  • Pobreza mundial noticia
  • analise de uma noticia
  • Analise da notícia
  • Analise Noticia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!