Análise de monografia em fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa à análise de uma dissertação de mestrado na área da fisioterapia buscando destacar alguns pontos importantes da dissertação como, por exemplo, o nome do autor, formação acadêmica do autor, a fundamentação teórica que foi utilizada, entre outros.
Em um primeiro momento será feita uma apresentação da dissertação que é intitula “Valorizando a vida –A fisioterapia na educação pela saúde” visando um primeiro contato com a dissertação.
Logo após será feita uma explanação sobre aspectos que dizem respeito ao desenvolvimento da dissertação propriamente dito como, por exemplo, as problemáticas envolvidas e como a pesquisa em si foi realizada e quais os métodos utilizados para a realização da mesma.
Finalizando serão expostas as impressõesfinais do autor e os resultados obtidos na pesquisa que foi base para a realização da dissertação selecionada.



















2 ANÁLISE DA DISSERTAÇÃO

2.1 TÍTULO DA DISSERTAÇÃO

A dissertação analisada no presente trabalho é: VALORIZANDO A VIDA – A fisioterapia na educação para a saúde.

2.2 AUTORA DA DISSERTAÇÃO

A dissertação citada acima é de autoria de KarinaCardoso, que nasceu na cidade de São João Del Rei no estado de Minas Gerais. Ela é formada desde Dezembro de 2001 no curso de Bacharelado em Fisioterapia pela Unilavras que é uma instituição vinculada a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Após alguns anos trabalhando com fisioterapia respiratória a autora decidiu fazer um mestrado na área da educação visando à problemática de que osprofessores da graduação de fisioterapia não tinham nenhuma formação pedagógica o que dificultava a aprendizagem dos alunos, entretanto essa dissertação não foi cuncluída.
Em 2004 Karina C. começou a trabalhar em um Programa de Saúde da Família (PSF) na sua cidade natal e lá iniciou um grupo sobre consciência corporal e através desse grupo surgiram vários questionamentos a respeito de como oprofissional da fisioterapia poderia atuar no PSF e dessa forma se iniciou a dissertação sobre como o fisioterapeuta pode atuar preventivamente usando da educação na saúde para promover a qualidade de vida.

2.3 INSTITUIÇÃO

A dissertação foi apresentada em 2006 no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), que é mostrado na figura 01. A instituição existe desde 1891 quando ainda erachamada de Academia de Comércio de Juiz de Fora e em 1972 passou a ter o nome que possui até hoje.


[pic]
Figura 01 – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF)
Fonte: Julio Camargo (2010).

2.4 PROBLEMÁTICA E OBJETIVOS

Ao iniciar o seu trabalho como fisioterapeuta no PSF em 2004 a autora da dissertação, mesmo sem ter um amplo conhecimento a respeito da área da saúde públicaque é a área que abrange os PSF’s, começou a atender os pacientes.
Ela percebeu em suas consultas que os pacientes se queixavam muito de dores de coluna, joelhos, ombros, mas o fator que a fez ficar intrigada foi o fato de que esses pacientes não tinham conhecimento de suas novas possibilidades corporais depois da condição de doença, o que levou a autora a criar um grupo de consciência corporalvisando a melhor qualidade de vida dos pacientes.
Logo após o início do grupo surgiram diversos questionamentos tanto provenientes de profissionais da saúde quanto provenientes da própria população a respeito de como a fisioterapia poderia atuar no PSF. Daí surgiu a problemática de como demonstrar o papel da fisioterapia nos programas de saúde da família de uma forma mais preventiva e não tãoreabilitadora. A hipótese da autora era de que a única forma de integrar o profissional da fisioterapia nos PSF’s era através da contextualização da fisioterapia e da educação dentro desses PSF’s.

2.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica realizada na dissertação tem como um dos objetivos uma breve contextualização histórica sobre a situação da saúde no Brasil e em diversas épocas...
tracking img