Análise de investimentos

Páginas: 76 (18878 palavras) Publicado: 22 de março de 2011
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

2011

Unidade I 1.1 Conceitos de Investimentos Investimento é a aplicação de algum tipo de recurso (dinheiro ou títulos) com a expectativa de receber algum retorno futuro superior ao aplicado compensando, inclusive, a perda de uso desse recurso durante o periodo de aplicação (juros ou lucros, em geral ao longo prazo). Num sentido amplo, o termo aplica-se tanto àcompra de máquinas, equipamentos e imóveis para a instalação de unidades produtivas como à compra de títulos financeiros (letras de câmbio, ações). Nesses termos, investimento é toda aplicação de dinheiro com expectativa de lucro. Em sentido estrito, em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios que levam ao crescimento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, meios detransporte) ou seja, em bens de capital. Os principais atributos dos investimentos são a RENTABILIDADE, a LIQUIDEZ e a SEGURANÇA. • Existe o produto ótimo, que reuna alta Rentabilidade, fácil Liquidez e forte Segurança ? NÃO

Em qualquer investimento você irá priorizar algum deles, abrindo mão, pelo menos em parte, dos outros. Por exemplo: quero o máximo em Segurança: você vai abrir mão deRentabilidade e possivelmente da Liquidez. O QUE SÃO ATIVOS? Ativo é o total de bens de uma empresa ou pessoa. A riqueza de uma pessoa é medida pelo total de ativos que ela possui. Dinheiro também pode ser descrito como um ativo. Os ativos são classificados em duas principais categorias: reais e financeiros . A diferença entre as duas é o que pode ser tocado fisicamente. Ativos Reais, também conhecidoscomo ativos palpáveis, podem ser divididos em três grupos: • • • Patrimônio, bens Commodities, como ouro e prata, etc e Colecionáveis, como obras de arte, selos, moedas, etc.

Os ativos reais normalmente mostram melhor avaliação quando a inflação está alta. Ativos Financeiros, algumas vezes referidos como impalpáveis, são separados em três áreas: • Ações, • • Títulos (títulos da dívida pública ouparticulares, fundos, etc) e Dinheiro.

O QUE SÃO PASSIVOS? Passivos são todas as obrigações e dívidas de uma empresa ou pessoa.

1.2 Risco

Conceito: Risco é o grau de incerteza da rentabilidade (retorno) de um investimento. Rentabilidade é o lucro sobre um investimento. Capital é o dinheiro bens usado para gerar renda.

2

Risco, geralmente, tem uma conotação negativa, está sempreassociado a uma perda ou prejuízo, mas a palavra risco também pode ser usada para algo positivo, como por exemplo alguém exclamando que vai correr o risco de roubar um beijo, ou mesmo correr o risco de ganhar na loteria. O que é o Risco? Conceitualmente, pode definido como a probabilidade de um fato ocorrer gerando um efeito mensurável. De um modo geral, a palavra risco é usada para calcular aprobabilidade de um fato danoso ocorrer. Existe uma diferença importante, que muitas empresas que empregam o gerenciamento de risco não conhecem: é a diferença entre Risco e Vulnerabilidade. Em geral, possuem um levantamento de vulnerabilidades, achando que possuem um levantamento de risco ou mesmo um programa de gerenciamento de risco. Vulnerabilidade é o levantamento ou determinação da severidade,sem quantificação da probabilidade de ocorrência. Em outras palavras, sabem que podem ocorrer prejuízos, mas não tem idéia das chances disto acontecer. Do ponto de vista financeiro, o risco pode ser definido da seguinte forma: é a medida do grau de incerteza na obtenção do retorno esperado, em uma determinada aplicação financeira. Do ponto de vista do Conselho Nacional da Saúde, risco é apossibilidade de danos à dimensão física, psíquica, moral, intelectual, social, cultural ou espiritual do ser humano. Risco é uma dimensão que pode ser de grande valia para processos decisórios. A avaliação de Risco é tão antiga quanto a existência de exércitos e de guerras. Nenhum grande guerreiro, general ou líder enfrentava uma batalha sem antes fazer uma avaliação de riscos, seu sucesso, sua vida e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • analise de investimento
  • Análise de Investimentos
  • analise de investimento
  • analise de investimento
  • Analise de investimento
  • Analise de investimento
  • Analise de investimentos
  • Analise de investimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!