Análise de genero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise comparando características de homem e mulher
Ao comparar os temperamentos apresentados pelos entrevistados sobre os homens e as mulheres em geral, foram encontrados alguns em comum. Dentre os temperamentos, calmo foi citado por M4 e M6 para homem e M2 para mulher. Comunicativo foi citado por apenas um dos entrevistados. Tanto para homem como para mulher, o entrevistado M4 fala que elessão falantes. O mesmo ocorre quando M5 menciona a determinação como um temperamento em comum entre homem e mulher, dizendo que os homens buscam seus objetivos e as mulheres são determinadas. Dinâmico foi um temperamento apontado por dois entrevistados (M6 e H3), M6 atribui esse temperamento para a mulher e H3 para homem, este relacionando o dinamismo com energia. M1 e M4 não destacaram o mesmotemperamento para homens e mulheres, M1 falou que os homens são menos abertos (introspectivos) e não mencionou nada para mulher, já M4 falou que as mulheres são extrovertidas e não apontou nada sobre esse temperamento para os homens. O humor foi apontado por dois entrevistados. M2 acredita que os homens são bem humorados e M4 acredita que as mulheres são sorridentes. O último temperamento que os homense mulheres possuem em comum é ser resoluto. Duas entrevistadas descrevem esse temperamento como pessoas resolvidas, M4 faz esse destaque para homens e M6 para mulher.
Mudando o enfoque de temperamento para atitudes, ciente dos sentimento dos outros/ não estar ciente dos sentimentos dos outros/ empatia foi bastante mencionada pelos entrevistados no que se refere a mulher (M2, M5, M6, H1 e H2) epara o homem uma única entrevistada apontou essa atitude (M6). Por exemplo, M5 acha que a mulher pensa no que o outro vai sentir, que ela se coloca mais no lugar do outro, praticando a empatia; H2 fala: “A mulher captura mais o sentimento das pessoas, é uma facilidade que a mulher tem de perceber o sentimento das pessoas, é um diferencial enorme que ela tem" e M2 pontua essa atitude dizendo que amulher é preocupada com os outros. M6 destaca essa atitude para homens apontando que: "ele está mais sensível a questões de equipe, consegue olhar além dos números, além das metas e também olha o valor de uma equipe diversa". Pragmático / Não Pragmático / Racional foi outra atitude bastante mencionada, mas diferente da atitude acima citada esta teve um enfoque maior sobre os homens (M1, M2, M4, M6,H2, H4 e H5. Uma das entrevistadas mulheres acha que os homens por interagirem menos com as relações e lidarem mais com os fatos são mais racionais (M1). M2 cita que homem: "é uma pessoa bastante racional, uma pessoa impermeável assim de emoção, prático, faz funcionar as coisas, vê a funcionalidade, que é muito relacionada a essa questão de praticidade". M4 e H2 dizem que os homens no geral sãoracionais e pragmáticos. H4 comenta: "são mais racionais do que emocionais, acho que o emocional afeta menos, bem menos o homem do que a mulher e também os homens são menos práticos". E por fim H5 menciona a praticidade do homem por ele ter um processo de decisão mais rápido, sendo assim mais prático. Essa atitude relacionada a mulher foi por indicada por M6 e H4. Os dois entrevistados mostramque a mulher é mais prática nas suas decisões e no seu jeito de atuar. Detalhista / Pouco detalhista foram apontados pelos mesmos entrevistados tanto para homem como para mulher. Os 4 entrevistados que citaram essa atitude (M2, M3, H2 e H5) fazem um contraponto, quando afirmam que os homens são menos detalhistas e as mulheres são mais detalhistas. Competitivo foi indicado por 3 entrevistados (M3,M7 e H5). H5 e M3 atribui essa atitude para os homens e M7 atribui para as mulheres. Valores humanitários (honestidade) e franco (sinceridade) foi citado pro um único entrevistado (H1) fazendo a mesma abordagem tanto para os homens quanto para as mulheres.
Quando perguntamos para os entrevistados sobre as características gerais de homens e mulheres, a Percepção / falta de percepção / sensível...
tracking img