Análise de filmes

Páginas: 11 (2708 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2011
RESUMO DE FILMES

RELAÇÃO DE FILMES:
▪ CRISE É O NOSSO NEGÓCIO – UMA HISTÓRIA DE MARKETING E POLÍTICA NA BOLÍVIA (Direção: Rachel Boyton – 2003);
▪ A REVOLUÇÃO NÃO SERÁ TELEVISIONADA – (Direção: Kim Bartley e Donnacha O’Brian – 2002) ;
▪ PERSÉPOLIS (Direção: Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud – 2007);
▪ PEÕES (Direção: Eduardo Coutinho – 2004).

RESUMO 01 – CRISE É ONOSSO NEGÓCIO.

O filme “Crise é o nosso negócio” (do original, “Our brand is crisis”), dirigido por Rachel Boyton, é um fascinante relato de como uma empresa de consultoria política americana (Greenberg Carville Shrum - GCS), com vasta experiência em campanhas de eleição (a mesma que levou Bill Clinton ao primeiro mandato), é contratada para “salvar” a candidatura do ex-presidente Gozanlo Sánchezde Lozada – o “Goni” a um novo mandato à presidência da Bolívia.

Filho de um exilado político, “Goni” foi criado em Washington e retornou ao país natal pelo viés da política, tornando-se Presidente da Bolívia num período, e com um discurso bem próximo ao de Collor no Brasil. A promessa de um futuro globalizado, com a Bolívia integrada à nova ordem mundial, seduziu o bolso da oligarquia local eos corações miseráveis de um povo isolado pela pobreza. 

O desastre do mandato privatista de “Goni” resultou num fracasso tremendo, com altos índices de desemprego e um retorno ao exílio. Anos depois, “Goni” retorna à Bolívia com a pretensão de voltar ao poder. Como adversários, encontra o populista, e acusado de corrupção, Prefeito de Cochabamba, Manfredo Reyes, e no finalzinho o lídernacionalista Evo Morales. Os obstáculos na corrida presidencial são imensos: dois adversários fortes, um passado condenável e um país desesperançado. Pior ainda “Goni” tem um sotaque terrível de turista americano e uma arrogância inata.

Quando Rachel Boynton começa a registrar o trabalho da GCS (a matriz americana de Duda Mendonça), estamos a cem dias das eleições. Goni (o apelido do ex-presidente quequer voltar ao poder) está bem atrás (12 pontos) do candidato favorito nas pesquisas, Manfred Reyes Villa. A memória dos bolivianos com relação ao mandato de Goni é das piores: em poucas palavras, os eleitores se sentem enganados por ele, que teria vendido as riquezas minerais do país – enormes reservas de gás natural foram descobertas e negociadas quando ele foi presidente. Mas a Bolívia está emcrise – a pior de sua história – e a equipe da GCS (liderada por Jeremy Rosner) resolve transformar isso como fogo da estratégia de comunicação de Goni. Assim, como o título do documentário indica, toda sua campanha passa a girar em torno da sua hipotética capacidade de não só administrar a crise como conduzir a Bolívia para um cenário mais próspero. Seria simples sim se Goni não fosse visto pelamaioria da população como um gringo – nascido no país, mas criado nos Estados Unidos.

Com passado militar e uma história de enriquecimento relâmpago, Manfred, até então o principal aniversário de Goni, acabaria sendo presa fácil. Com isso, Goni centrava sua campanha em filmes com mensagens positivas, textos que falavam de empregos e de combate à corrupção e com um slogan eficaz “Si se puede” –muito parecido com o slogan da campanha de Barack Obama “Yes we can” – uma forma de dos candidatos ficarem mais “próximos do povo”.

A campanha não vai bem, mas a apenas algumas semanas do dia da eleição, surge, de maneira mais expressiva, um novo elemento: Evo Morales. A equipe de consultoria da GCS fica um pouco desorientada e por pouco não perde seu foco. Evo Morales é o candidato populista –e cresce com os eleitores que não se sentem representados, nem sequer ouvidos e se manifestam por todo o país pedindo uma nova Assembléia Constituinte.

Cabe frisar algumas passagens importantes do filme, momentos deliciosos, como o de Goni reclamar dos papéis picados que os eleitores jogam na sua cabeça durante os comícios (“define como castigo de Deus aos candidatos em campanha”), além da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • análise do filme
  • Analise De Filmes
  • Análise a filme
  • análise de filmes
  • analise do filme
  • Análise de filme
  • Análise de filme
  • Analise de filmes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!