Análise de cargos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO DE PESSOAS

A gestão de Pessoas é uma das áreas organizacionais que mais sofreu influencias das mudanças ocorridas no decorrer dos anos. As três eras ao longo doséculos XX, industrialização clássica e neoclássica e a era da informação, trouxeram abordagens distintas sobre como lidar com as pessoas dentro das organizações. As empresas começam a tratar as pessoasnão mais como recursos, mas como talentos, capazes de contribuir para desenvolvimento do negócio e para atingir os objetivos organizacionais. (FONTE)
A seguir, será descrita a evolução da Gestão dePessoas juntamente com a evolução histórica da administração, apresentando um panorama com as transformações ocorridas nas organizações e os desafios conseqüentes da globalização.

2.1.1Administração Cientifica

O movimento da administração cientifica teve origem com as experiências de Frederick W. Taylor, nos Estados Unidos, e Henri Fayol, na França, sendo que seu objetivo foi proporcionar afundamentação cientifica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo. Administrar passou a ser um processo regulador do processo de produção visando metas de tempo ecusto.
A escola da administração cientifica foi iniciada pelo engenheiro Frederick Taylor (1856-1915). Seu objetivo era eliminar o desperdício nas empresas e aumentar os níveis de produtividade atravésda aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial (KNAPIK, 2005).
O taylorismo, segundo Gil (2001, p 18), “[...] fundamentava-se na racionalização do trabalho, mais especificamente nasimplificação dos movimentos requeridos para a execução de uma tarefa, objetivando a redução do tempo consumo”. Taylor preocupa-se em obter o esforço dos trabalhadores e introduzir métodos eficientes detrabalho, através da padronização de ferramentas e equipamentos e da rotina de programação.
O engenheiro francês Henry Fayol (1841-1925) vem substituir a visão analítica de Taylor por um enfoque...
tracking img