Análise de balanços

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 46 (11376 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APOSTILA DE ANÁLISE DE BALANÇOS
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
1.1. Definição de Análise de Balanços Página 6
1.2. A Importância da Análise Página 7
1.3. Características Importantes Página 7
1.4. Pré-Requisitos para o Analista de Balanços Página 7
1.5. Etapas Página 8
1.6. Técnicas de Análise Página 9
1.7. Usuários Página 9
1.8. Provas do BNDESPágina 10
2. AJUSTES E PADRONIZAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES ECONÔMICO-FINANCEIRAS
2.1. O que é Padronização? Página 11
2.2. Motivos para a Padronização por Matarazzo Página 11
2.3. Organização dos Demonstrativos Página 12
2.4. Ajustes Conceituais de Análise de Balanços Página 13
2.5. Ajustes das Práticas Contábeis Página 14
2.6.Ajustes Técnicos Contábeis Página 16
2.7. Conclusões Finais para a Prova do BNDES Página 28
3. MÉTODOS TRADICIONAIS DE ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA
3.1. Estrutura Geral da Análise Página 29
3.2. Indicadores Econômico-Financeiros Página 30
3.3. Análise Horizontal Página 31
3.4. Análise Vertical Página 32
3.5. Outras Análises Página 32
4. ANÁLISEHORIZONTAL
4.1. O que é? Página 33
5. ANÁLISE VERTICAL
5.1. O que é? Página 36
1. INTRODUÇÃO
1.1. DEFINIÇÃO DE ANÁLISE DE BALANÇOS
Segundo Matarazzo “Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões”. Ainda de acordo com este renomado autor, cuja obra sobre o assunto se constitui na principal bibliografia para estamatéria no concurso do BNDES:
“As demonstrações financeiras fornecem uma série de dados sobre a empresa, de acordo com as regras contábeis. A Análise de Balanços transforma esses dados em Informações e será tanto mais eficiente quanto melhores informações produzir”.
“Dados são números ou descrição de objetos ou eventos que, isoladamente, não provocam nenhuma reação no leitor”.“Informações representam, para quem as recebe, uma comunicação que pode produzir reação ou decisão, freqüentemente acompanhada de um efeito-surpresa”.
“O grau de excelência da Análise de Balanço é dado exatamente pela qualidade e extensão das informações que conseguir gerar”.
Em outras palavras, Análise de Balanços, ou das Demonstrações Financeiras, se constitui na formação de juízo devalor sobre a situação econômico-financeira de uma empresa ou grupo econômico. Esta opinião sobre o panorama financeiro de uma entidade econômica é baseada em diversas análises complementares, entre as quais podem ser citadas:
o Cálculo e interpretação de indicadores econômico-financeiros;
o Análise contábil das demonstrações financeiras da entidade, com objetivo de obtermaior exatidão nos números apresentados;
o Obtenção e análise de informações qualitativas da entidade como, por exemplo, o desempenho da estrutura produtiva, a competitividade no mercado de atuação e a adequação da estrutura de decisão;
o Análise cadastral.

Esta análise pode considerada uma ciência, uma vez que não existe “receita de bolo” para a conclusão deuma análise desta natureza. Inevitavelmente, a conclusão obtida, por mais que o analista faça uso da totalidade do conceitual teórico existente sobre o assunto, dependerá sempre do bom senso, experiência e alguma interpretação pessoal do analista. Dessa forma, dificilmente existirão análises de balanço iguais confeccionadas por diferentes analistas, mesmo se abrangerem as mesmas demonstraçõesfinanceiras. Logo, esta análise não pode deixar de ser considerada uma arte ou, em outras palavras, uma ciência.
Em suma, Análise de Balanços ou de Demonstrações Financeiras visa concluir sobre a situação financeira de um grupo econômico, com base em uma série de sub-análises a serem efetuadas sobre os citados demonstrativos, além de outras informações da entidade e do seu ambiente...
tracking img