Análise de amor de perdição.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Amor de Perdição.



Na obra do romantismo europeu, do escritor Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, o personagem principal, Simão, enseja nas primeiras páginas uma sensibilidade maior pelas causas sociais, coletivas. Talvez esta sensibilidade composta marque sua personalidade que eleva ao amor impraticável vivenciado por sua história. O exagero em suasdecisões, levando ao extremo, os seus atos são outra marca que não passa despercebido. A emoção imposta pelos sentimentos é contada aos extensos e frágeis limites entre a sociedade e seus tabus e a concretização individual da paixão. O destino trágico atribuído ao guerreiro Simão junto ao da tríade amorosa entre a burguesa Teresa e a filha de camponês, Mariana, faz desordenar a concepção patriarcalpercebida e posto em ação em tempos de “Amor de Perdição”, onde casamentos eram arranjados, encomendados entre famílias de posses e os conflitos entre os patriarcas das famílias era levando como uma espécie de pacto de sangue, os seus membros não poderiam se relacionar em nenhuma forma por conta da inimizade entre os chefes das famílias. Imagina se este relacionamento decaísse em profundos sentimentosromânticos entre seus principais filhos legítimos.

Foi o que aconteceu. Os dois filhos da burguesia, Simão e Teresa, de famílias em conflitos entre seus eventuais chefes, os Albuquerques e os Botelhos, por conta do Sr. Domingos Botelho ter dado umas sentenças contrárias aos interesses do Sr. Tadeu Albuquerque, apaixonam-se profundamente.

Estava criado todo tomdramático da obra. Conflitos de gerações de permanecer com a tradição dos costumes preconceituosos de poder do seu pai, Domingos Botelho, e as mudanças propostas pelo posicionamento do filho, Simão, era o atrito maior que impôs a sair de sua casa para morar e estudar fora, em Coimbra. Na defesa intensa dos seus ideais fica preso por seis meses. Quando se livra da prisão volta para o lugar deorigem, Viceu. Lá se apaixona por sua vizinha, Teresa, da família dos Albuquerques, inimiga do seu pai. Simão obrigado volta a Coimbra e deixar seu amor ao releu da distância e do tempo, na única companhia das cartas. O autor diante sua clareza em passar os fatos históricos tenta provar a verdade de sua narrativa providenciando a transcrição de documentos que provariam a façanha da realidade contada naobra. As constantes cartas de amor, trocadas com ajuda de uma mendiga e da Mariana que se deixa envolver pela paixão por Simão é uma prova da tentativa de enaltecer a realidade da história.

As famílias vendo a ameaça da união dos dois tentam separá-los. Ameaçando Teresa de ir parar em um convento e empurrando Simão aos estudos em Coimbra. O pai de Teresa tentaarranjar até um casamento forçado para ela com o primo Baltazar. No entanto, Teresa se nega cumprir a ordem do pai. Simão retorna a sua terra com o pensamento único de ir ao encontro da Teresa. No dia do encontro, depois de ter sido adiado, quem aparece em vez da Teresa é o seu primo Baltazar. Há um conflito grave e dois dos criados de Baltazar são mortos, Simão é ferido. A Teresa é confinada dentro deum convento. Aqui temos uma referencia a liberdade enquanto Simão estava preso, Teresa estava livre, agora se inverte, a Teresa presa ao convento e o Simão livre pelo mundo em busca da união e prisão dos dois apaixonados. A Marina, filha do ferreiro, apaixonada também pelo Simão, impulsionada pelo amor impossível, empresta dinheiro para que ele ir atrás de sua amada Teresa.

Simãosegue até Teresa no dia previsto para mudança de convento. Outro conflito violento acontece, desta vez com Baltazar Coutinho que leva um tiro e morre. Simão no desespero do sentimento que sobrepõe à razão vai preso novamente e é condenado a forca. O pai de Simão se redime e pede clemência do filho, defende que seja preso e não morto. Mas, Simão rejeita a ajuda paterna, prefere ir à execução da...
tracking img