Análise de ambiente (micro e macroambiental)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de Ambiente (Micro e Macroambiente)

• Microambiente
Fornecedor – A empresa só aceita representantes de pequenos fornecedores, em geral empresas que não estejam em São Paulo ou que vendam menos de 200 mil reais por mês para a rede. As grandes empresas têm de lidar direto com o departamento comercial da empresa.
Concorrentes – O Magazine Luiza, terceira maior rede no setor deeletrodomésticos e móveis. Em relação a Casas Bahia o Ponto Frio é a segunda colocada no segmento varejista. No mundo virtual a principal companhia do segmento é a B2W, resultado da fusão entre Americanas.com e Submarino, duas já tradicionais empresas de comércio eletrônico. Concorrentes como o Wal-Mart a mexicana Coppel intensificam sua entrada no Brasil pelos mercados do Nordeste e Sul doBrasil.

• Macroambiente
Tecnologia – Venda pela Internet.
Demografia – No Rio Grande do Sul a Casas Bahia fechou 21 das 27 lojas que abriu. Enquanto Salvador planeja abrir 11 lojas.
Economia – A empresa mais que dobrou seu faturamento entre 2003 a 2008.

A partir das seguintes possibilidades de mudanças ambientais, traçar três cenários alternativos (otimista, pessimista e realista) para ohorizonte de 5 anos e prever seus impactos para a empresa:
• Mudanças na situação do crédito para consumidores e para as empresas.
Otimista – No aumento do Crédito, o impacto é positivo, pois a demanda aumenta. Em 5 anos terá o crescimento da demanda e o equilíbrio da oferta. Trazendo os lucros esperados à empresa.
Pessimista – Quando o crédito diminui, o impacto é negativo, pois a demanda diminui.Isso num largo período de 5 anos. Com uma constante queda de demanda a oferta terá que aumentar. Desta forma poderá levar a empresa a uma queda de lucro e até mesmo a falência.
Realista – Dependendo da situação do crédito, a empresa poderá ou não ter um planejamento otimista ou pessimista de acordo com a situação econômica. Tendo em vista, sempre a busca do equilíbrio entre oferta e demanda paraque a empresa tenha lucro e o consumidor obtenha o bem.
• Nova regulamentação do setor varejista proíbe juros acima da taxa Selic em financiamento ao consumidor.
Otimista – A demanda aumenta, pois a facilidade da compra com juros menor é maior, e a empresa consegui um fluxo maior dos clientes em loja, automaticamente os fidelizando. E quanto maior a quantidade que a empresa compra do fornecedor,menor é o valor unitário, sendo assim o lucro é maior para a empresa.
Pessimista – Pra empresa não será muito bom, porque a mesma não conseguirá lucrar em cima do mercado consumista acrescentando os juros (que muitas vezes são exorbitantes) a seu favor.
Realista – Com a facilidades de crédito e financiamento que a empresa possui, e ainda com a proibição de juros o aumento da demanda será maior,conseqüentemente o consumidor irá consumir mais e os fornecedores conseguirá negociar por um valor menor material para a empresa.

• Concorrentes como Wal Mart e a mexicana Coppel intensificam sua entrada no Brasil pelos mercados nordeste e sul do Brasil.
Otimista – O ponto positivo é fazer a empresa ficar atenta ao mercado.
Fazendo com que a empresa se diferencie de alguma forma, assim sesobressaindo no mercado no mesmo segmento.
Pessimista – Traz concorrência para a empresa em questão. Maior leque de opções aos consumidores. Fazendo a empresa ter trabalho para a elaboração de novas estratégias para os pontos de vendas.
Realista – Para o fornecedor a situação é boa, pois aumenta a sua produção. Não ocorre o mesmo para as empresas já que tem que dividir e disputar a sua clientela.• Aumento da taxa de inadimplência dos consumidores no sudeste.
Otimista – Tendo em vista as taxas de inadimplência dos consumidores seja lá em qual for o estado, o único lado positivo, é que dessa forma a empresa passa a ter um maior controle nas liberações de cartas de crédito com elaboração de novas regras e normas. E criação de diversos produtos financeiros que beneficiam não só a...
tracking img