Análise das demonstrações contábeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Contabilidade Empresarial
Professor: Reginaldo Ferreira da Silva Filho
Turma: NT2

Análise Das Demonstrações Contábeis

Aluna:

Márília





Salvador
Maio de 2010

Curso de Engenharia de Produção
Disciplina: Contabilidade Empresarial
Professor: Reginaldo Ferreira da Silva Filho
Turma: NT2

Trabalho apresentado paraavaliação da disciplina de Contabilidade Empresarial, do curso de Engenharia de produção, da Faculdade de Ciência e Tecnologia Área1, ministrada pelo professor Reginaldo Ferreira da Silva Filho

Análise Das Demonstrações Contábeis

Salvador
Maio de 2010

Introdução

Este trabalho tem como tema principal a ser abordado a “Análise DasDemonstrações Contábeis”, bem como seu conceito,quem são seus principais usuários e agentes, para que essa análise é utilizada, seus principais índices, entre outros, onde ficará possível de visualizar que quanto melhor a qualidade da informação, mais eficiente e eficaz será o trabalho do analista

Conceito

Antes de se definir Análise das demonstrações contábeis é muito importante terconhecimento sobre o que é a Contabilidade nos dias de hoje.
Contabilidade “... é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração expositiva, confirmação, análise e interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e suas variações, bem como sobre os resultados econômicos decorrentes da gestão da riquezapatrimonial.” (FRANCO, 1992, p. 22), ou contabilidade é simplesmente um sistema de informação capaz de mostras aos seus usuários todos os dados importantes de sua empresa para daí poderem ser tomadas decisões.
A análise de demonstrações contábeis ou financeiras é uma técnica da contabilidade utilizada para decompor, comparar e interpretar as demonstrações financeiras, procurando levantar a maiorquantidade de informações com a maior qualidade possível.
A análise das demonstrações é feita através de: Balanço Patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração das origens e aplicações de recursos.

Existem vários processos de utilização da análise das demonstrações, mas as mais importantes são: A Análise Vertical, a Análise Horizontal ea Análise de Quocientes.

Análise Vertical

A análise vertical pode também ser chamada de análise estrutural. Neste tipo de análise é feita uma relação entre um elemento e o grupo em que ele faz parte, envolve elementos homogêneos mas que fazem parte de um mesmo exercício.

Análise Horizontal

Na análise horizontal há uma verificação do andamento dos elementos de um exercício em umdeterminado período de tempo. Os elementos comparados são homogêneos mas seus períodos de avaliação são diferentes.

Análise de Quociente

Nesta análise é estabelecida a relação entre dois elementos heterogêneos de um mesmo exercício, esta é o tipo de análise mais utilizada.

Principais Usuários

- Administração da empresa
- Acionistas e proprietários
-Investidores
-Instituições Financeiras-Fornecedores
- Clientes
-Governo
-Sindicatos e associações de classe
-Auditoria
- Concorrentes

Principais índices

Índice de Liquidez

Este índice tem por objetivo avaliar a capacidade de pagamento das exigibilidades. Nem sempre um alto índice de liquidez significa uma boa gerencia financeira, este alto índice pode representar também excesso de disponibilidade, assim como excesso deestoque,prazo expandido de contas a receber, entre outros...

Índice de Liquidez imediata

É a usado na avaliação dos níveis de recursos que são mantidos para cumprimento dos compromissos mais imediatos e também dos eventuais.

Liquidez Imediata = Disponibilidade/Passivo circulante

Índice de liquidez corrente ou comum

Usado para avaliar a capacidade...
tracking img