Análise das conseqüências socioeconômicas do setor sucroalcooleiro como fonte de energia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise das conseqüências socioeconômicas do setor sucroalcooleiro como fonte de energia


Resumo
Hoje, a busca de energia limpa com fonte renovável tem sensibilizado a sociedade mundial. A busca de elementos que possam diminuir a dependência da humanidade pelo petróleo é uma grande preocupação, pois este além de ser uma fonte de energia esgotável é um dos principais agressores aomeio ambiente. Dentre as várias alternativas disponíveis e estudadas, o etanol da cana-de-açúcar mostra-se com grande potencial de ser uma fonte capaz de substituir o petróleo e gerar resultados econômicos positivos. Entretanto, a indústria sucroalcooleira não é uma unanimidade, há diversos questionamentos e críticas como as relacionadas à liberação de carbono com as queimadas, escassez de terraspara geração de alimentos e a emissão de efluentes poluindo rios e lençóis freáticos. Por meio de levantamento bibliográfico, este artigo explora o tema com a revisão de diversas pesquisas sobre as conseqüências da utilização da cultura da cana-de-açúcar, como fonte de energia, para a sociedade e o meio ambiente. É constatado que as técnicas atuais de cultivo, colheita, processamento e tratamentode resíduos proporcionam um saldo bastante positivo para o setor. Além, disso, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento devem gerar maior eficiência com menor agressão ao meio ambiente.


Introdução
O homem começou a sofrer os efeitos colaterais das inconseqüentes buscas de lucro e poder a qualquer custo, sem respeitar o meio ambiente. Com o crescimento insustentável dasempresas e o surgimento de invenções como os veículos automotores, a sociedade mundial está imergindo no chamado aquecimento global.
Uma possível solução para amenizar o aquecimento global seria trocar os combustíveis fósseis pelos biocombustíveis, pois estes não poluem como os derivados do petróleo, são renováveis e geram mais empregos.
Entre os biocombustíveis existentes hoje, oetanol da cana-de-açúcar pode ser considerado prodigioso e de grande importância. Já produzido em escala industrial desde 1950 o álcool hidratado, entre outras coisas, usado para combustão em motores de veículos leves é hoje um produto de procedência confiável e que pode atender as necessidades mundiais de biocombustíveis.
Várias pessoas estão cientes dos benefícios que a cana-de-açúcar pode nostrazer, mas ainda há aqueles preocupados com o aumento do consumo mundial, não só de etanol, mas de outros biocombustíveis que acarretará uma série de problemas como desmatamento e aniquilamento do cultivo de outros alimentos.
Objetivo
Ainda existem aqueles que enxergam o setor sucroalcooleiro como os antigos engenhos do tempo colonial e do império que não possuíam uma boa gestão,tinham um desenvolvimento predatório e poluíam muito.
O referente artigo tem como objetivo analisar as conseqüências socioeconômicas da indústria sucroalcooleira. Diversos estudos relacionados às críticas têm sido feito, proporcionando uma visão menos subjetiva, passional e parcial sobre o assunto. O levantamento destes trabalhos proporcionará uma conclusão mais racional sobre as diversasconseqüências do investimento nessa fonte de energia renovável, que está sempre presente nos meios de mídia atuais.


Metodologia
A metodologia empregada foi a dedutiva que segundo Silva e Meneses (2001) é um método proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza e Leibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro.
Do ponto de vista objetivo, éum artigo descritivo que para Silva e Meneses (2001) tem a função de descrever as características de determinada população ou fenômeno.
O trabalho tem um caráter de pesquisa bibliográfica, pois ainda de acordo com Silva e Meneses (2001) a pesquisa bibliográfica refere-se a trabalhos elaborados a partir de material já publicado.


Aquecimento global e suas conseqüências para o...
tracking img