Análise da video arte "marca registrada" (1975, letícia parente)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Escola de ComunicaçãoComunicação e Artes
Aluna Bárbara de Souza

Vídeo “Marca Registrada” (1975, 10 min 30 seg)
Artista Letícia Parente

A artista,Letícia Parente, nasceu em Salvador, em 1930, falecendo no Rio de Janeiro, em 1991. Formou-se e doutorou-se em química, área a que se dedicou profissionalmente e a que deu importantes contribuições. Jácom 40 anos, em 1971, Letícia iniciou sua carreira artística, principalmente, na videoarte, movimento artístico que nasceu em 1965, em Nova Iorque, com o objetivo de questionar o cinema, e teve comoprecursor Naim June Paik.
Letícia estudou com artistas como Pedro Dominguez, Hilo Krugli e, umas das pioneiras em videoarte no Brasil, Anna Bella Geiger. Nos anos 70, participou das mais importantesmostras de videoarte brasileiras, tanto no Brasil como no exterior. Sua primeira exposição individual aconteceu em 1973, com pinturas e gravuras, no Museu de Arte Contemporânea de Fortaleza. No MAM/RJ,sob o título Medida, realizou a primeira exposição de arte e ciência no Brasil. Participou de diversos outros projetos. Em suas obras predominam a dimensão experimental e conceitual. . Apropriando-sedos meios técnicos disponíveis na época, Letícia problematizava as imposições sociais cotidianas através de performances frente à câmera, sempre tomando o corpo como elemento fundamental na produçãode sentido.
Os vídeos de Letícia apresentam características típicas: os cenários de costume são espaços domésticos, onde a artista realiza ações que remetem às ocupações femininas como passar eguardar roupas, costurar – é o exemplo do vídeo analisado, “Marcar Registrada” – e maquiar-se. Também percebe-se a ausência de falas, a gravação em plano-sequência e a autora é a própria artista de seusvídeos, utilizando seu corpo como um dos principais meios pelo qual a obra se revela como um processo de produção de subjetivação, pois o corpo, por sua natureza, é algo que escapa à modelos de...
tracking img