Análise da turbulência e de vulnerabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Estratégico
Capitulo 7

Análise da Turbulência e de Vulnerabilidade

È uma análise sistemática dos eventos futuros, que possam impactar os negócios das organizações ou asatividades e programas das empresas, avaliando o seu grau de turbulência e vulnerabilidade.
Turbulência refere-se às incertezas em relação ao futuro e vulnerabilidade envolve a capacidade da empresa em trataradequadamente as turbulências.
Embora a turbulência e a incerteza, seja agravante para vulnerabilidade, o estar vulnerável decorre muito mais de condições e problemas que poderiam ser avaliados. Ocerto que nos basta conhecer os problemas, pois isto não nos capacita para enfrentá-los. Portanto a vulnerabilidade não esta na incerteza do futuro em sim, mas na falta de capacidade da organizaçãopara enfrentar os problemas prováveis.
Identificação dos Eventos Futuros
Devemos identificar os eventos futuros que podem afetar os negócios ou as atividades das instituições, pois as oportunidadesnão esperam pelas nossas percepções. Mas o fato de nós não perceber não quer dizer que nossos correntes mais atentos e percipicazes que nos, não se aproveitem disso.
Segundo Hamel e Prahalad, nosestamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformações ao nosso redor, que devem ser sempre monitoradas, para podermos identificar possíveis mudanças que possam impactar as organizações. Assimas verdadeiras oportunidades e ameaças tendem a ocorrer nas intersecções de duas ou mais mudanças simultâneas. As cincos áreas citadas são: mudanças tecnológicas, mudanças no estilo de vida daspessoas; mudanças nas leis e regulamentações; mudanças demográficas e mudanças geopolítica.
Para acompanhar os temas estratégicos temos que trabalhar com o sistema de vigilância estratégica que seriaobservar, perscrutar, acompanhar, questionar e vasculhar o horizonte, no tempo e no espaço à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir ações antecipadas e respostas estratégicas....
tracking img