Análise da obra "o nosso iceberg está a derreter"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA OBRA:
O nosso icebergue está a derreter

Conteúdo
Biografia dos autores: 3
Enquadramento da obra no seu tempo: 4
Resumo da obra “O nosso icebergue está a derreter” 5
Análise crítica da obra “O nosso iceberg está derreter”: 7
Bibliografia e Webgrafia: 10

Biografia dos autores:

John Kotter

Formado em Engenharia Eléctrica pelo MIT e Doutorado em ComportamentoOrganizacional pela Harvard Business School. É professor da Harvard Business School desde 1973, onde lecciona Comportamento Organizacional e Recursos Humanos. É considerado a maior autoridade mundial em assuntos de liderança e mudança. É autor de 11 livros que, para além de conquistarem prémios e de serem amplamente aclamados, tornaram-se êxitos de venda na área dos negócios. A sua obra mais conhecida é olivro “Liderando a mudança”, onde enumera os oito passos recomendados para uma mudança organizacional bem sucedida. O Professor Kotter preside a discursos e seminários em Harvard e em todo o mundo. Vive em Cambridge, Massachusetts,com a esposa Nancy Dearman, a filha Caroline e o filho Jonathan.

Holger Rathgeber

É um gestor global moderno. Passou os seus primeiros anos como profissional naÁsia e trabalha na indústria desde o inicio da década de 90. Actualmente, trabalha na Becton Dickinson, uma das maiores empresas de tecnologia médica do mundo. Rathgeber é natural de Frankfurt, Alemanha, e vive desde 2004 em White Plains, Nova York, com a esposa, Jutta, e os filhos, Daniel e Benny.

Enquadramento da obra no seu tempo:

A data de publicação de “O nosso iceberg está a derreter” éde Setembro de 2006. O tema central do livro, como fazer mudanças bem sucedidas, já era pertinente nessa altura, e, com o passar dos anos, tem-se tornado cada vez mais uma preocupação da sociedade ocidental em geral.
O mundo evolui a um ritmo acelerado, à mesma velocidade com que o iceberg da fábula se derrete. Temos de questionar qual a atitude correcta das organizações em geral, e mesmo decada um de nós em particular, face a estas mudanças.
Nesse sentido, este livro é prático e actual, pois além de ser uma fábula de fácil, divertida e agradável leitura, constitui também uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança. Ele ensina-nos, de forma simples, como podemos fazer mudanças bem sucedidas, e como ultrapassar os obstáculos que surgem nesse processo demudança.
Estamos assim perante o curioso caso de uma obra que se torna mais actual e prática à medida que os anos passam.

Resumo da obra “O nosso icebergue está a derreter”

“O nosso icebergue está a derreter” conta-nos a história de uma colónia de pinguins que vive com tranquilidade no seu icebergue há muito tempo.
No entanto, esta tranquilidade era aparente. Um dos pinguins que vivia noicebergue chamava-se Fred. Fred era curioso, criativo e observador. Por isso, não dedicava todo o seu tempo a apanhar peixe, como os seus companheiros, mas também costumava passar grande parte desse tempo a observar o icebergue e o mar. Em resultado dessas observações, Fred chegou a uma conclusão alarmante: o iceberg onde viviam estava a desfazer-se, e com o tempo, iria inevitavelmente quebrar-se,causando muitas mortes!
Fred tinha agora de avisar os outros, mas como? Ele lembrava-se como um outro pinguim, chamado Harold, tinha sido ridicularizado por tentar passar a mesma mensagem, há algum tempo atrás. Para não lhe acontecer o mesmo, tinha de planear bem o próximo passo.
Na colónia existia um conselho de líderes, composto por dez elementos. Alice era um deles. Alice tinha sentido prático,era imparcial e era próxima dos membros da colónia. Por isso, Fred contou-lhe a sua história, por achar que seria menos provável que ela a ignorasse. Depois de ver as evidências dos problemas do icebergue com os seus próprios olhos, Alice percebeu a preocupação de Fred. Tinham de avisar os outros!
Alice contactou todos os restantes membros do Conselho de Líderes. Pediu-lhes para irem ver o...
tracking img