ANÁLISE DA INSERÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO EM CARGOS DE LIDERANÇA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1738 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto









































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 objetivos 6
3 metodologia 7
4 Referencial teórico 9
REFERÊNCIAS 12
BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos da metodologia científica. 3ª edição. São Paulo: Pearson, 2007. 12KEHL, Maria Rita. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 12
1 INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial atual exige das empresas resultados cada vez mais efetivos dos recursos que são colocados à disposição dos gerentes e administradores das organizações.
Nesse sentido, a gestão de recursos humanos torna-se uma ferramenta imprescindível para que as empresasalcancem seus objetivos e passem não só sobreviver como também a se destacar nos segmentos em que atuam.
Dentre as áreas envolvidas na gestão de pessoas, um dos aspectos mais importantes diz respeito à inserção da mulher no mercado de trabalho em cargos de liderança.
Segundo Kets de Vries (1997), “as habilidades das mulheres começam muito cedo. A mulher vai analisando o comportamento de sua mãe, ecomeça a adquirir conceitos sobre a vida, modo de agir, pensar, e conseqüentemente desenvolve muito mais cedo um talento maior de relacionamento. Com o desenvolvimento inter-pessoal na infância, a sensibilidade, a empatia, o compartilhamento e a vontade de ajudar fazem com que a mulher assuma um papel central no mundo inteiro”.
O presente estudo pretende analisar o processo de inserção da mulherno mercado de trabalho em cargos de liderança em uma rede de supermercados na cidade de Londrina.
Pretende-se discutir o ingresso, desenvolvimento e dificuldades que a mulher enfrenta nesse mercado atual e como as empresas estão trabalhando nesse novo aspecto.
Estudar esse assunto torna-se importante porque a tendência é que cada vez mais as mulheres desenvolvam atividades que erampredominantemente exercidas por homens.É importante conhecer como a sociedade encara essas mudanças e como administrar o tempo entre, casa, família, trabalho e atividades sociais.
Segundo Kehl (1996), “a mulher que antes era restrita ao lar sai em busca de independência econômica, poder, cultura e possibilidades de sublimação impensáveis para a mulher restrita ao espaço doméstico, quebrando a antigaidentidade feminina, centrada na idéia da mulher que se realiza nos afazeres e saberes da casa, formando uma identidade mais plena”.
Assim sendo, o presente estudo poderá contribuir para que a autora vivencie de forma prática os conceitos aprendidos durante o curso seqüencial de gestão de recursos humanos e poderá também contribuir para expansão do conhecimento acadêmico sobre o tema aqui tratado.2 objetivos
2.1 objetivo geral
Analisar o processo de inserção da mulher em cargos de liderança numa filial de uma rede de supermercados em Londrina-PR.





2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
a) Identificar o perfil do grupo pesquisado;
b) Avaliar os programas propostos pela empresa para as pessoas do sexo feminino;
c) Avaliar as oportunidades de promoção oferecidas pela empresa para cargosde chefia as mulheres que nela trabalham;
d) Identificar eventuais barreiras enfrentadas pelas pesquisadas paras assumir cargos de chefia na empresa.

3 metodologia
A seguir será apresentada a metodologia a ser utilizada para realização do trabalho, quanto ao tipo de pesquisa, instrumentos de coleta de dados e demais informações sobre o tema.
3.1 perspectiva do estudo
Inicialmente serárealizada uma pesquisa bibliográfica para embasar a parte teórica e permitir ao autor a atualização sobre o assunto objeto do presente trabalho.
Segundo Cervo et.al (2007) “a pesquisa bibliográfica é meio de formação por excelência e constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema”. Já a pesquisa bibliográfica é a...
tracking img