Análise da cbc

Páginas: 7 (1525 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

Autor
Matrícula
Curso

PROJETO INTEGRADOR

Local
Data
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................... 3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DACBC...................................................................... 4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC ................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................................................7
6.REFERÊNCIAS......................................................................................................................8

1. INTRODUÇÃO

Em 1974 ocorreu a união profissional de Cláudio Barros – brasileiro que era gerente de uma conceituada loja de moda- e o imigrante francês de nome Marcel, este recém chegado ao Brasil trazendo consigo uma enorme experiência na indústria parisiense de confecções.Apesar do capital limitado, eles montaram uma pequena oficina de confecções que logo evoluiu para produção em série. Em pouco tempo, tornou-se uma das maiores indústrias do ramo no país tendo quase 500 funcionários em seu quadro de trabalho e distribuindo suas roupas para todo o território nacional.
Este sucesso só foi possível graças à feliz união do tino administrativo e comercial de Cláudioao tirocínio técnico de Marcel.
Cláudio era um líder autoconfiante e sagaz, enquanto Marcel vivia absorvido pela indústria, buscando sempre meios de baixar os custos e aumentar a produção. Tinha Marcel, porém, pavor à burocracia, à rotina administrativa e a tratar de conflitos surgidos no relacionamento de trabalho.
Em 1978 a empresa se transformou em S/A com a denominação CBC – CompanhiaBrasileira de Confecções. Sua diretoria foi montada por cinco funcionários notados pela fidelidade e os sócios Cláudio e Marcel. Eram esses funcionários: um modelista, um vendedor, dois: contadores e um bacharel em Direito. Seus cargos eram respectivamente: Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor financeiro e Diretor Administrativo. Marcel possuía o cargo de DiretorSuperintendente e Cláudio o de Diretor Presidente.
A empresa estava em situação econômico-financeira sólida. Possuía uma fábrica nova em um prédio próprio. Adquirira grande reputação com estabelecimentos de crédito e com seus fornecedores. Por parte dos seus clientes: lojistas e consumidores havia bastante receptividade quanto aos seus produtos.
A CBC foi criada com o intuito de ser a maiorempresa de confecções do Brasil. Sua missão era produzir e fornecer produtos de qualidade com padronagem e modelagens atualizadas, a um preço justo.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

O relacionamento entre os Diretores era amigável e cordial, sobre a orientação do Diretor Presidente Cláudio.
Esta equipe de Diretores era chamada de “Família CBC”. A empresa crescia e avançava,no espaço e no tempo.
O presente exigia dedicação total dos Diretores da empresa. Tinham planos de expansão para o futuro. Nessas circunstâncias, não houve nenhum planejamento quanto à sucessão de quaisquer uns dos Diretores ou prevenção sobre possíveis eventualidades.
Cláudio, Diretor Presidente, era a engrenagem principal da empresa. Era dele que partiam todas as decisões referentesà mesma. Aos demais Diretores cabiam apenas a tarefa de executá-las.
Ele era um Diretor inconteste. Apesar de ser um excelente administrador, não incentivava em seus diretores a arte de analisar as alternativas e tomar decisões. Cláudio, como os demais Diretores, considerava-se eternizado.
Como não cogitava a possibilidade de um possível afastamento, todas as decisões eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise de caso da cbc
  • ANÁLISE DO PCN E CBC
  • Análise criticas dos cbcs
  • Análise cbc sociologia
  • Caso cbc
  • Caso cbc
  • Caso cbc
  • Caso cbc

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!