ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O FILME A IRA DE UM ANJO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1156 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 12 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo deste trabalho é apresentar uma análise clínica do filme A Ira de um Anjo. O filme conta a historia de dois irmãos Catharine e Erik com características de desvio de conduta. Segundo relata o filme, ainda bebê essas crianças sofreram maus tratos e abandono, Catherine foi abusada pelo próprio pai e negligenciada pela mãe, ainda com menos de dois anos de idade, sua mãe foi internada em umhospital com pneumonia, após ser espancada pelo marido, a qual não respondia ao tratamento, negando-se tomar os medicamentos de uma forma suicida, por não suportar mais aquela vida de sofrimento. Quando as crianças foram encontradas pela assistente social foram levadas para o lar de adoção. As famílias que os adotavam não entendiam o comportamento estranho de Catherine e não aceitando seucomportamento acabavam devolvendo-os ao lar.yler com muito amor e expectativas decidiram juntos adotar o casal de crianças, no inicio percebendo o comportamento estranho de Catherine acharam que era apenas devido a adaptação da nova família, mas com o passar dos dias foram percebendo que tinha algo de errado e decidiram buscar ajuda. Optaram pelo lar, tentaram colher informações sobre o que tinhaacontecido anteriormente com essas crianças, e após muita recusa da assistente social devido a ética profissional, a mesma decide contar sobre o passado dessas crianças.
Começa ai uma longa e dura jornada para a família e Catherine. No decorrer da narrativa, Catherine mostra a todo tempo seu conflito com o irmão e posteriormente com o pai adotivo. Ela demonstra um comportamento cruel, sem remorsos. Ocomportamento de Catherine culmina na tentativa de matar o irmão empurrando-o da escada e batendo sua cabeça no chão e na tentativa de esfaquear o pai adotivo enquanto dormia, com o intuito de eliminar a figura que lhe causava ameaça e sofrimento.
Durante toda a narrativa, são várias as cenas as quais Catharine demonstra agressividade principalmente contra a figura masculina, evidenciando-secomportamento paranóide percecutório, ao querer matar o pai e todos os meninos, não demonstrando nenhum tipo de afetividade por qualquer outro ser vivo. Essa característica fria e premeditada é um dos sintomas de uma criança com desvio de conduta.
Para melhor entender as dificuldades de Cath precisamos compreender suas fantasias inconscientes, é nesse ponto certamente que se encontram a causa dos seussentimentos e irremediável desespero, o qual causasua atitude anti-social.
Em condição de privação emocional é extremamente relevante que se observe em tempo “sinais” e “alertas”, dificilmente se fazem em uma linguagem clara mas, sim em uma linguagem que precisa ser decodificada de preferência no inicio dos sintomas, no caso de Catharine observou-se os sintomas já aos seis anos de idade pelospais adotivos os quais buscaram ajuda profissional. Cath e Erick quando bebê não receberam nem um tipo de afeto paterno e materno. A mãe na expressão de Winnicott é o primeiro “organizador psíquico” da criança. Portanto, a mãe, a partir das relações emocionais significativas que se estabelece entre ela e o filho será um primeiro grande referencial. De acordo com Winnicott, pode ser que uma criançatenda para uma agressividade e outra dificilmente revele qualquer sintoma de agressividade, desde o princípio, embora ambas tenham o mesmo problema. Acontece simplesmente que Catharine e Erick estão lidando de maneira distintas com suas cargas de impulsos agressivos, Catharine expressava sua privação com violência e Erick com passividade.
A relação emocional profunda e edificante entre o filho efiguras parentais, ou, mais especificamente, entre filho e mãe, é condição básica para que a criança vivencie a confiabilidade do lar, que, na linguagem de Winnicott é um dos suprimentos ambientais básicos para o desenvolvimento saudável da personalidade. Sentindo a confiabilidade do lar a criança terá condição para desenvolver duas experiências fundamentais e estruturantes de personalidade. De um...
tracking img