Análise crítica do livro didático

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

DANIELA BARBOSA DE FREITAS FRANCO
KAREN CRISTINA ARANTES FURTADO FRATARI
MARIA ELÍVIA VILELA SOUZA
PATRÍCIA DE OLIVEIRA HABIB
SINÉIA APARECIDA DA SILVA

Produção textual interdisciplinar em grupo
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO

Ituiutaba
2011

Daniela barbosa de freitas franco
KAREN CRISTINA ARANTES FURTADO FRATARIMARIA ELÍVIA VILELA SOUZA
PATRÍCIA DE OLIVEIRA HABIB
SINÉIA APARECIDA DA SILVA

Produção textual interdisciplinar em grupo
ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [As Diretrizes curriculares Nacionais para o ensino Fundamental;Organização do Trabalho Docente dosAnos Iniciais do Ensino Fundamental; Fundamentos e Metodologia do Ensino de História; Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia ; Fundamentos e Metodologias do Ensino de Lingua Portuguesa].

Prof. Prof. Josilaine B. R. Nascimento; Edilaine Vagula; Cyntia Simioni; Eliane França; Juliana Fogaça
Tutora de sala: Tânia Maria Martinscarvalho
Tutora eletronica: Danielle Nunes Martins do Prado

Ituiutaba

2011

Produção textual interdisciplinar em grupo

Análise crítica do livro didático

Introdução:

O livro didático tem uma importância singular dentro da prática de ensino, mas muitos professores o considera como fonte principal de conhecimento, tornando assim o processode ensino-aprendizagem cansativo e monótono. Esses livros mesmo que são analisados pelo PNLD – Programa Nacional do Livro Didático do MEC estão distante da realidade do aluno, contribuindo assim para sua alienação, não respeitam os diferentes aspectos da realidade concreta em que vive cada indivíduo, não só pelo conteúdo em si, mas pela passividade adquirida pelos alunos, mediante a própriametodologia “sugerida” nos livros.
Esse trabalho tem como proposta geral fazer uma reflexão sobre o papel do livro didático na escola, abordando o início de seu uso nas escolas, analisando de forma crítica o seu uso em sala de aula nestes últimos anos.
Infelizmente muitos professores por se sobrecarregarem com muitas aulas, faz do livro didático como única fonte deconhecimento, podendo comprometer a aprendizagem do aluno. Verificando o seu uso como apoio para o professor e para o aluno onde muitas vezes não é respeitado chegando esse uso ao abuso. A aprendizagem torna-se mecânica, e o ensino superficial.
Os livros didáticos devem favorecer o diálogo, o respeito e a convivência, possibilitando a alunos e professores o acesso a informações corretas enecessárias ao crescimento pessoal, intelectual e social dos atores envolvidos no processo educativo.
Através de conversa com supervisora da escola Municipal “José Martins Alameu”, visando averiguar a importância devotada ao livro didático na prática dos professores, observando e analisando o livro didático usado pela professora de 4° ano da referida escola na área de geografia a fimde opinar sobre a eficiência e/ou ineficiência do instrumento no processo de ensino-aprendizagem.

Desenvolvimento:

Em 1985, criou-se o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que vem ao longo dos anos se aperfeiçoando para atingir seu principal objetivo: educação de qualidade. Porém, somente no início dos anos 90 o MEC deu os primeiros passos para participar mais direta esistematicamente das discussões sobre a qualidade do livro escolar. Foi uma iniciativa do Governo Federal que consistiu em uma ação mais ampla do MEC para avaliar o livro didático, apresentando um projeto pedagógico difundido por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais e dos Guias do livro didático.
Até então, não havia a preocupação acerca do controle de qualidade dos livros, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise crítica do livro didático
  • ANÁLISE CRÍTICA DO LIVRO DIDÁTICO ‘POR UMA VIDA MELHOR’
  • RESUMO DO LIVRO: “Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica” ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA...
  • Análise do livro didático
  • Analise do Livro Didatico
  • Analise do livro didático
  • analise do livro didatico
  • Analise do livro didático

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!