Ideologia
Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerada um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.
Para alguns, como Karl Marx, a ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Crítica da Escola De Frankfurt consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto,mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.

Análise critica sobre a música Ideologia de Cazuza:
Com a música de Roberto Frejat e letra de Cazuza, foi composta em 1988, Ideologia é a faixa-título doterceiro álbum solo de Cazuza. Além disso, é a canção que abre o primeiro álbum do compositor após a confirmação de que ele era aidético. Considerada a melhor canção de sua carreira solo. Ideologia levou o prêmio de música do ano, em 1988.
Em toda sua vida ele quis ser o “garoto que queria mudar o mundo” e agora se vê frágil, diante de um país sem ideologia definida.
Na música vemos versos como “Meu partido é um coração partido” que diz respeito aos escândalos políticos, a crise dos partidospolíticos e a queda da ditadura militar e que Cazuza não acreditava mais na política de sua época, e “os meus sonhos foram vendidos e tão baratos que eu nem acredito” que fala sobre os sonhos e ilusões que ele tinha quando era jovem de ver um mundo mais igual e que agora ele viu de perto que não era mesmo assim podemos ver essa referencia na segunda estrofe da música que diz “que aquele garoto que ia mudar o mundo/frequenta agora as festas do “Grand Monde” vemos ele dizendo que aquele mesmo [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). Análise crítica da música Ideologia - Cazuza. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Da-M%C3%BAsica-Ideologia/30834194.html

MLA

"Análise crítica da música Ideologia - Cazuza" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Da-M%C3%BAsica-Ideologia/30834194.html>.

MLA 7

"Análise crítica da música Ideologia - Cazuza." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Da-M%C3%BAsica-Ideologia/30834194.html>.

CHICAGO

"Análise crítica da música Ideologia - Cazuza." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/An%C3%A1lise-Cr%C3%ADtica-Da-M%C3%BAsica-Ideologia/30834194.html.