Análise contábil

Páginas: 7 (1566 palavras) Publicado: 4 de abril de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
administração
Dianne ribeiro de paula

ANÁLISE CONTÁBIL

São Félix do Xingu - PA
2010

DIANNE RIBeiro de paula

análise contábil

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a obtenção de nota na disciplina de Análise Contábil. Módulo V.

Profº. LucianoGomes dos Reis.

São Félix do Xingu - Pará
2010

Sumário

Introdução Pag. 04
ANÀLISE CONTÁBIL Pag. 05
Finalidades das Demonstrações Pag. 05
Principais conceitos e suas demonstrações Pag. 06
Balanço Patrimonial Pag. 06
Demonstração do Resultado do Exercício Pag. 06
Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados Pag. 07
Demonstrações das Mutações do PatrimônioLiquido Pag. 07
Balanço patrimonial Pag. 08
Balanço do resultado do exercício Pag. 08
Balanço de origem e aplicação de recursos Pag. 08
Balanço de variações do patrimônio líquido Pag. 08
Balanço de mutações patrimoniais Pag. 08
Balanço econômico Pag. 08
Balanço financeiro Pag. 08
Balanço orçamentário Pag. 08
Conclusão Pag. 09
Bibliografia Pag. 10INTRODUÇÃO

Apresentarei neste trabalho alguns pontos importantes sobre Análise Contábil, como por exemplo, para que serve as demonstrações, quais os principais conceitos a cerca de cada demonstração, os principais grupos que as demonstrações.

ANÀLISE CONTÁBIL

Planejar é uma das tarefas mais importantes do gestor. Através do planejamento é que se realiza uma gestão eficaz. Administraruma empresa sem planejar suas atividades é como pilotar uma aeronave sem fazer o plano de vôo: fica-se sujeito a um pouso forçado a qualquer momento e lugar, podendo sofrer apenas um grande susto, como também ter destruição total. Se não planejar suas atividades, o gestor corre o risco de ser surpreendido por imprevistos e colocar a empresa em grandes dificuldades, ou até mesmo levá-la àfalência. O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira.

Finalidades das Demonstrações

A gestão financeira, para ser eficaz precisa estar sustentada e orientada por um planejamento de suas disponibilidades. Para isso o gestor precisa de instrumentos confiáveis que o auxiliem a aperfeiçoar os rendimentos dos excessos de caixaou a estimar as necessidades futuras de financiamentos, para que possa tomar decisões certas e oportunas. A sobrevivência e o crescimento da empresa são conseqüências de um planejamento que envolve volume de vendas com margens de lucros que remunerem de forma satisfatória o capital investido e um plano de recebimentos e pagamentos intercalados com boa margem de segurança do primeiro para o segundo,garantindo assim a viabilidade e a permanência da empresa no mercado. Neste contexto, o fluxo de caixa tem-se apresentado como uma das ferramentas mais eficazes na gestão financeira das empresas, como afirma Zdanowicz (1998:19): “O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa paraum determinado período.”
O fluxo de caixa possibilita ao gestor programar e acompanhar as entradas (recebimentos) e as saídas (pagamentos) de recursos financeiros, de forma que a empresa possa operar de acordo com os objetivos e as metas determinadas, a curto e em longo prazo. Em curto prazo para gerenciar o capital de giro e em longo prazo para fins de investimentos.
Os relatórios provenientesdo sistema contábil são os principais instrumentos de gestão empresarial, tendo como objetivo fornecer informações relevantes para que cada usuário possa tomar suas decisões com segurança. No entanto, com a crescente complexidade das organizações empresariais, somente com as informações clássicas da contabilidade, ou seja, Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício - DRE e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Analise contabil
  • Analise contábil
  • Analise Contábil
  • analise contabil
  • Analise contabil
  • Analise contabil
  • Analise contabil
  • Análise contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!