Análise contábil portobello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CERÂMICA PORTOBELLO S.A
Jefferson Rodrigo Monteir
Isabel
Gabi
Profº: Mário Jorge
Profº: Altair Braatz
Profº: Marco Antonio Sens
Profº: Luciano
Profº:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – Uniasselvi
Curso Ciências Contábeis (6º semestre) – Teoria da Contabilidade, Orçamento Empresarial, Auditoria, Elaboração e Análise das Demonstrações Contábeis
13/11/2012

RESUMO

APortobello S.A, empresa de capital aberto integrante do Novo Mercado da Bovespa, a Portobello é hoje uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, com faturamento anual superior a R$ 500 milhões. Sua produção de 23,5 milhões de metros quadrados atende países dos cinco continentes e também o mercado interno, por meio de revendas multimarcas e da Portobello Shop. São 10 fábricas nasquais trabalham quase dois mil colaboradores, responsáveis pelo design e inovação de itens que lançaram tendência na arquitetura e decoração no Brasil. Sediada em Tijucas, Santa Catarina, a empresa relata seus avanços em responsabilidade socioambiental desde 1997. 

Palavras chave: Inovação, Tecnologia, Transparência;

1 INTRODUÇÃO

Sociedade anônima se sujeita às regras de Lei dasSociedades por Ações (L.S.A), Lei nº 6.404 de 1976 Art. 1º. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. A sociedade anônima é uma sociedade de capital que pode ser aberto ou fechado.

É uma obrigação das empresas S.A. apresentar as demonstrações contábeis em jornaisde grande circulação, devendo eles ser auditados para ter credibilidade com seus acionistas e com a população. Para os investidores e fornecedores, o balanço é um “termômetro” e para os consumidores é um “espelho” da postura da empresa.

2 PORTOBELLO

Constituída em 22 de dezembro de 1977 com uma visão clara de futuro, pautada pela inovação, pioneirismo e globalização. E pelo desejo de criaruma marca de valor: não por acaso, a Companhia optou por um nome que remete à Itália, país reconhecido por sua posição de liderança em design e que é o principal pólo gerador de tecnologias e tendências em revestimentos cerâmicos em todo o mundo. Esse elo com o que existe de mais moderno no mercado de revestimentos em todo o mundo foi reforçado já no momento da concepção do parque fabril, cujolayout foi desenvolvido pela italiana Sacmi, líder mundial em tecnologia de fabricação cerâmica. E mantém-se até hoje, graças a pesquisas e desenvolvimento de produtos conduzidos junto aos principais laboratórios italianos e espanhóis – estratégia que tem assegurado à Companhia a vanguarda de lançar novidades e tendências simultaneamente às principais companhias mundiais de seu segmento. No mercadoem que a Companhia atua, este é um diferencial estratégico, já que se trata de um consumo motivado pela moda: tanto que 57% das vendas da companhia em 2010 vieram de lançamentos realizados nos últimos cinco anos.
A produção inicial destinava-se ao mercado interno e o principal produto era o chamado piso “verdão”. A linha era composta por dois esmaltes, com algumas variações. Juntamente com adescoberta de novas matérias-rimas, pesquisas indicavam um novo segmento: pisos cerâmicos capazes de suportar grandes cargas e, ao mesmo tempo, de fácil limpeza e esteticamente atraentes. A Portobello desenvolveu, então, a primeira linha de pisos gotejados para o alto tráfego do Brasil e uma das primeiras do mundo. A linha recebeu o nome de Carga Pesada, inspirado em seriado de grande sucesso natelevisão brasileira. Desde então a empresa apresentou um crescimento rápido, sólido e planejado, que pode ser observado no quadro cronológico.

2.1 O CRESCIMENTO DA CERÂMICA PORTOBELLO

1977 – Início da construção da Cerâmica Portobello, no município de Tijucas(SC).
1979 – Início da produção da Cerâmica Portobello.
1980 – Equipe: 250 colaboradores.
1981 – Início das exportações. Abertura da...
tracking img