Análise comodos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho tem como objetivo analisar as transformações que ocorreram nos principais cômodos de apartamentos projetados para as classes B e C, tomando como referência o texto “Anos 50- Usos e percepção do ambiente doméstico e seus objetos. 4o. Ciped.” (MOTT, Tatiana; Riccetti, Teresa.), a pesquisa feita sobre imóveis atuais e nossas percepções sobre tais espaços.Ao concebermos este texto, temos em vista as modificações no mobiliário, - posto que o tamanho de tais apartamentos tem diminuído - e no comportamento dos moradores frente a essas mudanças e um novo estilo de vida.

Análise do Espaço Físico

- Cozinha

Com a diminuição da área total dos apartamentos, houve a necessidade de rever o dimensionamento dos espaços e a possibilidade deintegração entre eles. Devido a esse fato, percebe-se hoje uma diminuição na área destinada à cozinha o que acarreta a necessidade de um mobiliário modular, que possibilite a melhor utilização do pequeno espaço.

Nota-se também a presença de bancadas em substituição das mesas, que agora, restringem-se à sala de jantar, além disso, há o predomínio de cores neutras e materiais que facilitem alimpeza.

Outro facilitador para a realização das tarefas domésticas é a integração entre este cômodo e a área de serviço, que se tornou um fator colaborador para a diminuição do caráter de um ambiente de reuniões familiares antes muito frequentes neste ambiente da casa.

- Sala de Jantar

A sala de jantar sofreu muitas modificações deixando de ser um local separado e se integrando asala de estar criando um espaço único. Nos dias de hoje este ambiente é usado não só para reuniões familiares ou com convidados como também um espaço para estudo, um local para colocar bolsas e chaves quando se chega em casa.

Os móveis utilizados na sala de jantar costumam ser apenas uma mesa e algumas cadeiras, sendo que o tamanho e quantidade dependem do tamanho desse espaço.

- Salade Estar

As mudanças de padrão de vida da sociedade como um todo acabaram provocando nítidas modificações das dinâmicas que antes aconteciam na sala de estar e também dos móveis utilizados nesse cômodo. Antes vista como ambiente formal para encontro da família e recepção de visitas em ocasiões importantes, agora a sala de estar passa a ser uma extensão da sala de jantar, perdendo na maiorparte das vezes qualquer tipo de divisão visualmente perceptível, além de ter se tornado um ambiente de reunião informal tanto com a família quanto com visitas.

O propósito de união familiar do cômodo se perde, porque cada vez mais os moradores das casas procuram trazer objetos como a televisão, antes tipicamente da sala estar, para os quartos. Tal fato fez com que o convívio familiarfosse ficando cada vez mais raro, e essas modificações acarretaram em mudanças como o desaparecimento dos jogos de sofá para dar lugar a apenas um sofá grande, não só pela mudança percebida acima, mas também pela sensível diminuição do tamanho de novos apartamentos.

- Quarto

O quarto é o cômodo no qual o indivíduo fica a maior parte do tempo passado em casa. Seu arranjo e disposiçãovariam muito, tendo em vista que seus ocupantes o transformam de acordo com suas próprias personalidades, fazendo dele um reflexo de si mesmos. Seu uso vai além das funções principais: dormir, vestir e guardar. Nele as pessoas estudam, vêem TV, usam o computador, entre outros. Dessa forma, a integração entre os membros da família foi reduzida.

Os cômodos dos apartamentos voltados para asclasses B e C tiveram sua área reduzida, de forma que, para abrigar tantas atividades, são necessários móveis que atendam a mais de uma função, os chamados multifuncionais. Também muito adequados para ambientes menores são os móveis modulares, que podem ser posicionados de diversas maneiras, de acordo com o espaço disponível.

Tabela comparativa - Medidas dos principais cômodos da casa

|...
tracking img