Análise combinatória: uma abordagem alternativa utilizando resolução de problemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

Análise Combinatória: Uma abordagem alternativa utilizando resolução de problemas.

MIRELI MORAIS

PICUÍ-PB
2011.1

MIRELI MORAIS

Análise Combinatória: Uma abordagem alternativa utilizando resolução de problemas.

Projeto apresentado à professora Edna Barreto,como parte das exigências para aprovação na disciplina Prática de Ensino de Matemática I, sob orientação do professor do Componente Curricular.

PICUÍ-PB
2011.1

SUMÁRIO
I. APRESENTAÇÃO 04
II. JUSTIFICATIVA 05
III. PROBLEMATIZAÇÃO 06
IV. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 07
V. METODOLOGIA 12
VI. RECURSOS DIDÁTICOS 13
VII. AVALIAÇÃO 14
VIII. CRONOGRAMA 15
IX.REFERÊNCIAS 16
X. ANEXOS 17I. APRESENTAÇÃO

Este referente projeto será aplicado na instituição de ensino “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Celso Mariz”, localizada na cidade de Sousa, no terceiro ano do ensino médio, turno da tarde, no período do mês de Agosto de 2011.1


II. JUSTIFICATIVA
O assunto Análise Combinatória, é um conteúdo importante nocurrículo do ensino médio, e na maioria das vezes é transmitido de maneira linear, com ênfase na mera utilização de fórmulas, sem haver correlações com as situações problemas do dia-a-dia dos alunos.
Esse assunto não é fácil, e exige um complexo grau de raciocínio lógico, ate mesmo os professores muitas vezes apresentam dificuldades, o que faz com que eles ministrem esse conteúdo de qualquer jeito, ouentão nem ministrem.
Um dos motivos que me levou a trabalhar com esse assunto, foi o fato que boa parte dos professores consideram esse conteúdo como algo complicado, e de difícil entendimento por parte dos alunos.
Outro motivo, foi que ensinar análise combinatória, tornou-se um desafio. Pois minha experiência com o tema não foi muito satisfatória, primeiro porque quando cursei o ensinofundamental e médio, não tive a oportunidade de estudar esse tema. E segundo porque na graduação tive dificuldade de lidar com os problemas que envolviam análise combinatória. Depois de me dar muito mal numa prova de probabilidade, onde é indispensável o conhecimento de combinatória, fiquei preocupada e me perguntando, ‘como vou ensinar o conteúdo que não sei?’ Então com esse projeto pretendo meaprofundar um pouco mais no assunto, buscando maneiras alternativas de ensiná-lo, de modo que os alunos possam desenvolver um raciocínio lógico voltado à resolução de problemas.


III. PROBLEMATIZAÇÃO

Este projeto tem como caráter fundamental, a resolução de problemas, envolvendo problemas relacionados com o dia-a-dia dos alunos. Dessa forma surge a seguinte indagação, Como a resolução deproblemas envolvendo contagem, pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e como ajuda os alunos a lidar com os problemas que eles se deparam no cotidiano?

IV. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Ensinar não é uma tarefa simples, e se tratando do ensino de matemática, a tarefa torna-se ainda mais árdua, principalmente porque os alunos encaram essa disciplina com um “bicho de sete cabeças”. Entãosurgem as seguintes indagações: Qual a metodologia adequada, para que se alcance uma aprendizagem significativa? Como lidar com um grande número de aluno, de modo que se possam atender todas as suas necessidades como desmistificar que a matemática é difícil? Como torná-la fácil? Como deixar as aulas mais atrativas?
Essas e outras perguntas têm sido feitas por muitos professores e licenciando dematemática.
A preocupação dos que questionam sobre o processo ensino-aprendizagem é a de encontrar meios mais eficazes que possam assegurar a todos os alunos condições para o bom desempenho escolar. A busca de novas formas criativas de ensino direcionado aos alunos com dificuldades na aprendizagem, eis a questão que o professor atualmente coloca a si próprio. Para Guzzo (1987), a capacidade...
tracking img