Análise bioenergética

Páginas: 6 (1472 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Análise Bioenergética

A Análise Bioenergética combina de uma forma única os princípios fundamentais da Psicanálise com o trabalho direto, nos níveis do somático do desenvolvimento e da relação.
O conceito integrador é que corpo e mente formam uma unidade. Nos somos os nossos corpos como também nossos pensamentos, emoções, sensações e ações. Logo, a Análise Bioenergética centra-se nosprocessos biológicos envolvidos na saúde.
Sigmund Freud é o fundador da psicanálise.
Ele nasceu em Viena 1856, onde estudou medicina e neurologia e investigou um novo jeito de atender seus pacientes, Freud morreu em 1939 em Londres, Inglaterra tendo mudado para lá em 1938.
Na época de Freud, havia um número de doenças nas quais a causa clínica não podia ser encontrada, tais como: paralisias, ataquesepilépticos, cegueira, perda de memória, perda de sensibilidade em determinadas partes do corpo;. Freud descobriu que estes sintomas eram uma expressão corporal de memórias reprimidas de experiências infantis dolorosas. Ajudando estes pacientes a relembrar e reviver tais lembranças , ele poderia curar estes sintomas. Freud chamou este método de Psicanálise. Desde de que, os pacientes se tornavamconscientes do que havia acontecido com eles em sua infância, eles não mais necessitavam expressar estas recordações através de sintomas corporais. Para levantar tais memórias reprimidas Freud utilizou os sonhos dos pacientes , atos falhos e a associação livre.
Logo Freud compreendeu que a situação era mais complicada.
Não só estavam reprimido as memórias mas também crenças causadas por taisexperiências traumáticas. Igualmente, atitudes vistas como estratégias desenvolvidas para prevenir que tais eventos dolorosos ocorresse novamente, também estavam reprimidos. Freud observou que estas atitudes e estratégias eram manifestadas como resistência do paciente, na situação de lembrar acontecimentos dolorosos da infância. Ele também descobriu que o paciente inconscientemente via sua relação atualcom o analista através das lentes de sua experiência passada e crenças, dando o nome de transferência para este fato observado. É como se o paciente transferisse lembranças do passado para o presente. Freud definiu psicanálise como um método por meio do qual os terapeutas ajudam os pacientes a experiênciar e reconhecer sua transferência e resistência , entrando em contato com as recordações, dessemodo trazendo aspectos do seu inconsciente para o consciente.
Compreende-se agora que os fenômenos da transferência ocorrem normalmente também nas interações das pessoas com outros significados. Por exemplo as pessoas experimentam seus parceiros, seus filhos, ou seus chefes , não inteiramente do jeito que eles são. Elas transferem memórias reprimidas do que eles experienciaram para as pessoas nopresente; desse modo assim reagindo a elas como se eles estivessem potencialmente ignorando, rejeitando, criticando ou humilhando. O presente é confundido assim com o passado.

Wilhelm Reich, que viveu de 1897 a 1957, era um dos diversos analistas que se encontravam regularmente com Sigmund Freud para compartilhar das experiências com este novo método de tratamento e para formular os conceitosteóricos subjacentes. Wilhelm Reich introduziu na psicanálise a observação do corpo, como as expressões dos olhos e da face, a qualidade da voz e os padrões de tensão muscular . O que nós chamamos hoje de linguagem corporal foi descrita primeiramente por ele.
Do mesmo modo que Freud notou uma divisão entre uma memória consciente e inconsciente, Reich notou uma divisão nas expressões do corpo. Porexemplo, uma pessoa pode sorrir mas estar inconsciente que sua face se mostra triste. Pode também dizer palavras amáveis mas não reconhecer que há um ressentimento em seus olhos ou que seu maxilar está fixo numa expressão de desprezo.
Wilhelm foi ainda mais com suas inovações. Descobriu que todas as características da transferência e da resistência estão colocadas no corpo, como um documento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise bioenergética
  • Análise bioenergética
  • análise bioenergética
  • Analise bioenergética uma abordagem psicocorporal
  • Bioenergética
  • Bioenergetica
  • Bioenergética
  • Bioenergetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!