Análise comparada entre o conto “aqueles dois” de caio fernando abreu e o filme “o segredo de brokeback mountain”

1547 palavras 7 páginas
Introdução

O objetivo desse trabalho é analisar de modo comparativo o conto “Aquele Dois” (1982) de autoria do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e o filme “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005) dirigido pelo cineasta Ang Lee a partir de um roteiro escrito por Diana Ossana e Larry McMurtry no final da década de 1990, adaptado do conto homônimo de Annie Proulx.

O filme, que começa em 1963, no estado norte-americano de Wyoming, conta a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger). Os dois se conhecem quando são contratados para cuidar de ovelhas em um acampamento, nas fictícias montanhas de Brokeback Mountain. Isolados, os dois acabam se aproximando, criando uma relação de cumplicidade e, posteriormente, de amor. Ennis, introspectivo, sempre trabalhou em fazendas e começa a contar sua história de vida ao companheiro de trabalho, revelando fatos como o de estar noivo e de ter perdido seus pais muito cedo, sendo criado pelos irmãos mais velhos. Já Jack, tenta a vida como montador de bois, em rodeios. No início do filme a relação entre os dois se torna íntima, com percebemos no diálogo:

 Cara, você falou mais agora do que nas duas últimas semanas.
 Diabo, falei mais agora do que falo em um ano.

Numa noite fria, Ennis fica fora da barraca e Jack convida-o para dormir ali, junto a ele. A partir desse momento, quando os dois têm relações sexuais, o relacionamento começa. Depois de serem demitidos, continuam vendo-se, sempre em Brokeback Mountain, durante 20 anos, embora mantenham vidas paralelas. Os dois se casam com mulheres, têm filhos e para a sociedade têm uma postura heterossexual. No conto de Caio Fernando Abreu, protagonizado por Raul e Saul, que também já tinham tido relações com mulheres, a homossexualidade não é tão explícita quanto no filme. A aproximação dos dois acontece de maneira lenta e, assim como no filme, os dois se conhecem no ambiente de trabalho:

Passaram no mesmo concurso para a mesma

Relacionados