América Colonial Espanhola através de "Transculturaccion em el Arte Americano", de Ramón Gutiérrez

2322 palavras 10 páginas
O encontro de duas civilizações é algo complexo e difícil para todos os envolvidos. São inúmeras diferenças e pouca compatibilidade a princípio. Com a chegada de Cristóvão Colombo e a futura colonização Espanhola os rumos das sociedades, que já habitavam a América, mudariam completamente.
No período Pré-Colombiano conhecemos a América dividida em duas regiões: a Mesoamérica, que acolhia o México a uma parte de Honduras e Guatemala; e a Região Andina, onde encontramos Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e parte da Argentina. Foram nessas duas regiões em que as civilizações Maia, Asteca e Inca se desenvolveram e terminaram.
Essas três civilizações contribuíram direta e indiretamente para o quadro social em que a América se encontrava em 1492, ano da chegada de Colombo. Com a chegada dos espanhóis as regiões da Mesoamérica e Andina se converteram em simples colônias, deixando seus antigos impérios no passado e agora respondendo apenas à Coroa Espanhola.
Na Espanha também existia outra cultura presente: a cultura Moura. Os árabes invadiram a península Ibérica e ali ficaram por alguns séculos. A Espanha, assim como Portugal, acabou tendo essas influências árabes em sua cultura. Tais influências teriam reflexo na futura Hispano-América.
O que era para ser o encontro entre duas civilizações, de certa forma engloba bem mais que isso, pois com os Espanhóis há influências árabes e de outras partes da Europa e na Hispano-América, além dos espanhóis teria os indígenas resultantes de suas culturas anteriores à colonização.
O encontro das civilizações espanhola e indígena, que já possuem influências de outras culturas, é responsável pelo “surgimento”de uma nova cultura. Essa nova cultura terá referências em todas as civilizações ditas anteriormente. É válido destacar que mudanças culturais não ocorreram do dia para noite e que foramnecessários muitos anos para que houvesse essa troca entre povos.
Em seu texto Transculturaccion em el Arte Americano, Ramón Gutiérrez utiliza

Relacionados