amy annye

456 palavras 2 páginas
Introdução
De repente, o céu azul e ensolarado dá lugar ao cinza que logo fica quase preto. Pronto, está formado o temporal, com direito a raios, relâmpagos e trovões. Há pesquisas que indicam que o aquecimento global também está colaborando para a formação de mais tempestades severas, o que faz com que mais raios cortem os céus. Portanto, vale redobrar a atenção.
No verão esse cenário de chuva é mais comum no Brasil, que é um dos países com maior incidência de raios por quilômetro quadrado em todo o mundo. De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), cerca de 60 milhões de raios atingem o solo tupiniquim todos os anos, quase dois por segundo. E o Paraná é o quarto estado onde isso mais ocorre: a incidência é de 11,3 raios por quilômetro quadrado em um ano.

Raios
Esta é uma das mais violentas manifestações da natureza. Manifestação que, em uma fração de segundos, pode produzir uma carga de energia tão alta cujos parâmetros podem chegam a:
125 milhões de volts
200 mil ampères 25 mil graus centígrados

A formação de um raio ocorre de forma rápida e violenta. Essa formação se dá a partir da grande diferença de potencial entre as cargas, positivas e negativas, entre nuvens e o solo ou até mesmo entre nuvens, e quando o campo elétrico de uma nuvem supera o limite de capacidade dielétrica do ar atmosférico, que normalmente varia entre 10000 volts/cm e 30000 volts/cm, dependendo das condições locais.

Mecanismos de defesa contra raios.

As consequências das descargas elétricas de um raio podem ser desastrosas, em razão da grande quantidade de energia que é liberada durante a descarga. Foram criados vários dispositivos que protegem contra os raios, porém o mais conhecido deles é o para-raios, criado por Benjamin Franklin após a descoberta da eletricidade e do raio.
Outras medidas preventivas podem ser tomadas no intuito de manter-se seguro contra

Relacionados