Amumu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rebite


Um rebite compõe-se de um corpo em forma de eixo cilíndrico e de uma cabeça, que pode ter vários formatos.
Os rebites são peças fabricadas em aço, alumínio, cobre ou latão. Unem rigidamente peças ou chapas, principalmente em estruturas metálicas, de reservatórios, caldeiras, máquinas, navios, aviões, veículos de transporte e treliças.
A fixação das pontas da lonade fricção do disco de embreagem de automóvel é feita por rebites. Outro exemplo de aplicação é a fixação da lona na sapata de freio de automóvel. O rebite também é usado para fixação de terminais de cintas de lona.


[pic]


Tipos de rebites


A fabricação de rebites é padronizada, ou seja, segue normas técnicas que indicam medidas da cabeça, do corpo e do comprimentoútil dos rebites.
No quadro a seguir, apresentamos as proporções padronizadas para os rebites. Os valores que aparecem nas ilustrações são constantes, ou seja, segundo normas de fabricação.
[pic]


O que significa 2.d para um rebite dee cabeça redonda larga, por exemplo? Significa que o diâmetro da cabeça desse rebite é duas vezes o diâmetro do seu corpo.
Se o rebitetiver um corpo com diâmetro de 5 mm, o diâmetro de sua cabeça será igual a 10 mm.
O quadro apresentado reúne alguns tipos de rebites segundo a forma de suas cabeças, mas é grande a variedade dos tipos de rebites. Um mecânico precisa conhecer o maior número possível para saber escolher o mais adequado para cada trabalho a ser feito.
Existem também rebites com nomes especiais. Veja aseguir:


• Rebites de tubo: Se expandem após serem colocados. Não possuem cabeça.

• Rebite explosivo: O rebite explosivo contém uma pequena cavidade cheia de carga explosiva. Ao se aplicar um dispositivo elétrico na cavidade, ocorre a explosão.

• Rebites para rebitagem a frio: Fornecem um elevado esforço cortante.

• Rebite de repuxo (Rebite POP): É um elemento especial deunião, empregado para fixar peças com rapidez, economia e simplicidade, muito utilizado em chapas de alumínio. Os rebites de repuxo podem ser fabricados com os seguintes materiais metálicos: aço-carbono; aço inoxidável; alumínio; cobre; monel (liga de níquel e cobre).




Especificação de rebites


Vamos supor que você precise unir peças para fazer uma montagem com barras demetal ou outro tipo de peça. Se essa união for do tipo permanente, você vai usar rebites.
Para adquirir os rebites adequados ao seu trabalho, é necessário que você conheça suas especificações, ou seja:


• De que matéria é feito
• O tipo de sua cabeça;
• O diâmetro do seu corpo;
• O seu comprimento útil.


O comprimento útil do rebite corresponde à parte docorpo que vai formar a união. A parte que vai ficar fora da união é chamada de sobra necessária e vai ser usada para formar a outra cabeça do rebite. No caso de rebite com cabeça escareada, a altura da cabeça do rebite também faz parte do seu comprimento útil. O símbolo usado para indicar comprimento útil é L e o símbolo para indicar a sobra necessária é z.
Na especificação do rebite, éimportante você saber qual será o seu comprimento útil (L) e a sobra necessária (z). Nesse caso, é preciso levar em conta:


• Diâmetro do rebite;
• Tipo de cabeça a ser formado;
• Modo pelo qual vai ser fixado o rebite: a frio ou a quente.
Processos de rebitagem


A segunda cabeça do rebite pode ser feita por meio de dois processos: manual ou mecânico.


•Processo manual

Esse tipo de processo é feito à mão, com pancadas de martelo. Antes de iniciá-lo, é preciso comprimir as duas superfícies metálicas a serem unidas, com auxílio de duas ferramentas: o contra estampo, que fica sob as chapas, e o repuxador, que é uma peça de aço com furo interno no qual é introduzida a ponta saliente do rebite.
Após ser prensado, o rebite é martelado até...
tracking img